Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Oito estados proíbem carne de Mato Grosso do Sul

Inara Silva / Campo Grande News - 11 de outubro de 2005 - 14:53

A confirmação de febre aftosa em animais da fazenda Vezozzo em Eldorado, no interior do Mato Grosso do Sul, fez com que oito estados brasileiros adotassem medidas para impedir a entrada de gado sul-mato-grossense. As barreiras foram adotadas pelos governos do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Nesta terça-feira, 582 cabeças de gado da propriedade estão sendo sacrificadas, além disso foram interditadas fazendas em cinco municípios de Mato Grosso do Sul: Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã e Mundo Novo; juntos, eles têm 685.874 cabeças de gado.
A Secretaria de Agricultura de São Paulo proibiu a entrada no estado de bovinos, carne processada e outros produtos de origem animal (ovinos e caprinos) oriundos das cinco cidades. Os postos de vigilância sanitária nas estradas de acesso ao estado do Rio de Janeiro já estão orientados para não deixar entrar no território fluminense gado ou carne de boi procedente de Mato Grosso do Sul. O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso proibiu por tempo indeterminado o trânsito de animais, produtos e subprodutos vindos do extremo Sul do Estado. Em Santa Catarina, além de 18 barreiras para bovinos, a instrução normativa também proíbe o ingresso e a passagem de grãos e frutas procedentes de estabelecimentos situados a menos de 25 quilômetros da área considerada de risco sanitário, em Eldorado (MS).
O Mato Grosso do Sul tem o maior rebanho do Brasil, com 25 milhões de cabeças de gado e responde por 50% da exportação de carnes do Brasil. O Ministério da Fazenda anunciou que vai enviar recursos emergenciais para o combate à doença. Com informações do jornal O Globo e Agência Brasil.

SIGA-NOS NO Google News