Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

OIE deve retirar embargo da carne bovina de MS amanhã

Renato Lima/Campo Grande News - 28 de julho de 2008 - 12:44

A Comissão Científica da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) deve sinalizar amanhã sobre a reavaliação do status sanitário de Mato Grosso do Sul.

A secretária de produção do Estado, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, está em Paris acompanhando a reunião onde o grupo de trabalho analisa, a partir de hoje, as informações remetidas pelo Mapa (Ministério da Agricultura) sobre as condições sanitárias do Estado.

No dia 26 de maio passado a OIE reconheceu como área livre da doença os estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e o Distrito Federal.

Na ocasião, os técnicos disseram que receberam o relatório tardiamente e ponderaram sobre a falta de informações quanto aos trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul para erradicar o risco da doença, e por este motivo solicitaram um relatório complementar.

Exportações - Atualmente Mato Grosso do Sul mantém parcerias comerciais com mais de 36 mercados, tendo como principais destinos os seguintes países: Rússia, Egito, Irã, Hong Kong e Israel, somando um total de 35,4 mil toneladas que injetaram no setor US$ 122 milhões no período de janeiro-junho 2008.

Com relação a igual período do ano passado – as exportações de MS somaram 17,7 mil toneladas e US$ 34,7 milhões – o Estado mais que triplicou as exportações da carne bovina sul-mato-grossense voltando a ocupar lugar de destaque neste segmento. Os dados são do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).
(com informações da assessoria de imprensa da Seprotur)

SIGA-NOS NO Google News