Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/05/2011 19:03

OIE declara erradicação da peste bovina

Ministério da Agricultura

Brasília (25/05/2011) - A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês) anunciou nesta quarta-feira, 25 de maio, a eliminação da peste bovina em todo o mundo. A declaração foi feita durante o 79º Congresso Anual de Delegados da OIE, que ocorre até o dia 27 de maio, em Paris (França). É a primeira vez que uma doença animal é eliminada pelo homem.

A resolução da OIE reconhece oficialmente a erradicação da peste bovina nos 198 países e territórios onde os animais eram considerados suscetíveis a contrair a doença. O documento foi assinado pelos delegados presentes no encontro. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é representado no evento pelo diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA), Guilherme Henrique Marques.

O Brasil teve apenas um registro da enfermidade – em animais procedentes da Índia e erradicados logo em seguida, em 1921, e, por conta isso, ainda integrava aquela relação. O coordenador geral de combate às doenças do Ministério da Agricultura, Orasil Romeu Bandini, afirma que a declaração é positiva porque acaba com a possibilidade de algum país usar a inclusão do Brasil na lista de países suscetíveis à doença como pretexto para não comprar a carne brasileira. “É mais uma barreira que foi rompida”, avalia.

Saiba mais

Conhecida na Europa desde a época do Império Romano, a peste bovina – que não atinge o ser humano – dizimou milhares de cabeças de gado, matando em algumas épocas rebanhos inteiros de bovinos e bubalinos. A \"praga do gado\" é uma doença viral contagiosa, que afeta diversos animais com casco de duas unhas, tanto selvagens como domésticos, e que apresenta alta taxa de mortalidade.

O vírus da peste bovina já não circula entre os animais vivos, mas continua armazenado em alguns laboratórios para a produção de vacinas, em caso de reaparecimento da doença de forma acidental ou devido a um ato proposital.
Em 1920, a enfermidade desencadeou a cooperação internacional depois de um surto na Bélgica. O combate foi um dos fatores que conduziu à criação da OIE, quatro anos mais tarde. O descobrimento de uma vacina eficaz, em 1957, permitiu o início do processo de erradicação do mal. (Marcos Giesteira)


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)