Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Off Label

Rosildo Barcellos - 10 de junho de 2014 - 09:55

Como professor de preparatórios para concursos, além de ser articulista, tenho observado que com a disputa acirrada dos já famosos “concurseiros” um novo problema se criou. Não entrarei desta vez, na seara de quem tem ou não vocação para aquele ou este concurso; nem discutir impasses éticos, mas sim na forma que os mesmos estão se preparando e na maneira que querem desenvolver sua aptidão cognitiva.Vou apresentar uma questão recente de concurso, deste ano, bastante comum, tentem responder antes de olhar o comentário e depois eu finalizo a minha preocupação:

A questão é: Quatro tipos de doces distintos são embalados em caixas de mesmo formato e aparência, a não ser pelo rótulo indicativo do tipo de doce nela contido. por equívoco, os rótulos das quatro caixas foram trocados de forma que nenhum deles corresponda ao doce nela contido.Qual o menor número de caixas que precisam ser abertas para que se possa ter certeza do contudo contido nas quatro caixas?

Ela pode ser respondida nesta sequencia: como são quatro caixas o interessante é enumerar de 1 a 4 para abrir o raciocínio.Feito isso abro a primeira caixa e descubro o primeiro doce que se encontrava na caixa errada.Em seguida caminho para a segunda caixa e descubro outro doce que estava trocado,logo,nas duas caixas que enumeramos de 3 e 4 e que são as restantes estarão com os doces trocados e isso me fornece a certeza de que o doce 3 pertence a caixa 4 e o da caixa 4 pertence a caixa 3.Destarte precisamos de abrir apenas duas caixas para saber as informações necessárias para corrigir os rótulos.

Esse tipo de questão tem a sua dificuldade de resolução, claro, mas em função desta dificuldade muitos e eu digo: muitos mesmos, estão procurando medicamentos conhecidos como “pílula da inteligência” para ajudar seus estudos.

Estive esta semana na Anvisa, procurando saber mais informações e por incrível que seja, no ano passado foram vendidos quase 3 milhões de caixas de metilfenidato (esses números são oficiais e informados através das farmácias às agências reguladoras) e eu me preocupo justamente com o medicamento supramencionado vendido (off label) ou seja sem receita comprados com alguma facilidade pela internet, com preços pelo menos 5 vezes mais caros ( a caixa regular,com receita custa R$22,00 e tem nome comercial de Ritalina).

Ou seja um remédio indicado para TDAH – transtorno do déficit de atenção e hiperatividade que são pessoas que normalmente até sofrem “bullyng” por terem dificuldade de concentração, impulsividade e baixo rendimento escolar e diagnosticados para isso e com receita médica. Não são para serem utilizados indiscriminadamente, sem controle e sem acompanhamento de um profissional; apenas porque um trabalhador quer render mais na sua jornada de trabalho ou um estudante que deseja estar entre os primeiros na sua prova. É um alerta e que neste momento acredito que seja muito bem vindo e que deva ser considerado.

SIGA-NOS NO Google News