Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

10/06/2014 09:55

Off Label

Rosildo Barcellos

Como professor de preparatórios para concursos, além de ser articulista, tenho observado que com a disputa acirrada dos já famosos “concurseiros” um novo problema se criou. Não entrarei desta vez, na seara de quem tem ou não vocação para aquele ou este concurso; nem discutir impasses éticos, mas sim na forma que os mesmos estão se preparando e na maneira que querem desenvolver sua aptidão cognitiva.Vou apresentar uma questão recente de concurso, deste ano, bastante comum, tentem responder antes de olhar o comentário e depois eu finalizo a minha preocupação:

A questão é: Quatro tipos de doces distintos são embalados em caixas de mesmo formato e aparência, a não ser pelo rótulo indicativo do tipo de doce nela contido. por equívoco, os rótulos das quatro caixas foram trocados de forma que nenhum deles corresponda ao doce nela contido.Qual o menor número de caixas que precisam ser abertas para que se possa ter certeza do contudo contido nas quatro caixas?

Ela pode ser respondida nesta sequencia: como são quatro caixas o interessante é enumerar de 1 a 4 para abrir o raciocínio.Feito isso abro a primeira caixa e descubro o primeiro doce que se encontrava na caixa errada.Em seguida caminho para a segunda caixa e descubro outro doce que estava trocado,logo,nas duas caixas que enumeramos de 3 e 4 e que são as restantes estarão com os doces trocados e isso me fornece a certeza de que o doce 3 pertence a caixa 4 e o da caixa 4 pertence a caixa 3.Destarte precisamos de abrir apenas duas caixas para saber as informações necessárias para corrigir os rótulos.

Esse tipo de questão tem a sua dificuldade de resolução, claro, mas em função desta dificuldade muitos e eu digo: muitos mesmos, estão procurando medicamentos conhecidos como “pílula da inteligência” para ajudar seus estudos.

Estive esta semana na Anvisa, procurando saber mais informações e por incrível que seja, no ano passado foram vendidos quase 3 milhões de caixas de metilfenidato (esses números são oficiais e informados através das farmácias às agências reguladoras) e eu me preocupo justamente com o medicamento supramencionado vendido (off label) ou seja sem receita comprados com alguma facilidade pela internet, com preços pelo menos 5 vezes mais caros ( a caixa regular,com receita custa R$22,00 e tem nome comercial de Ritalina).

Ou seja um remédio indicado para TDAH – transtorno do déficit de atenção e hiperatividade que são pessoas que normalmente até sofrem “bullyng” por terem dificuldade de concentração, impulsividade e baixo rendimento escolar e diagnosticados para isso e com receita médica. Não são para serem utilizados indiscriminadamente, sem controle e sem acompanhamento de um profissional; apenas porque um trabalhador quer render mais na sua jornada de trabalho ou um estudante que deseja estar entre os primeiros na sua prova. É um alerta e que neste momento acredito que seja muito bem vindo e que deva ser considerado.

"Qual o menor número de caixas que precisam ser abertas para que se possa ter certeza do (contudo) contido nas quatro caixas?" O 'conteúdo' é cada tipo de doce. Certo? Suponhamos que temos doces de mamão, figo, amendoim e pêssego e, suas caixas foram numeradas respectivamente 1, 2, 3 e 4. Se abrirmos a caixa 1 e 2 e os doces estiverem trocados entre si, ou seja, mamão na caixa de figo e figo na de mamão - sabendo-se que todos estão trocados - logo saberemos que 3 e 4 também estarão trocados. Aí sim, precisaremos abrir só duas caixas. Porém, se na caixa 1 e 2 estiverem respectivamente os conteúdos das caixas 4(pêssego) e 3(amendoim); sobraram os conteúdos que seriam das caixas 1(mamão) e 2(figo). Então como saber se mamão está na caixa 3 ou 4? Aí teríamos que abrir 3 caixas.
 
Marlene Lisardo em 10/06/2014 14:46:20
Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)