Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Oferta de WhatsApp para PC é golpe para roubar dados bancários

Momento Verdadeiro/ Correio do Estado - 15 de janeiro de 2014 - 09:50

Pesquisadores do laboratório da empresa de segurança ESET na América Latina identificaram um golpe envolvendo o popular mensageiro WhatsApp que está atingindo brasileiros. A ameaça chega como um e-mail aparentemente inocente, oferecendo uma versão gratuita do app para PCs. No entanto, trata-se de um trojan voltado para o roubo de dados bancários.

A mensagem que chega às caixas de entrada traz um link para download do software. Um clique no botão para baixá-lo faz com que um arquivo WhatsaApp.exe seja salvo no computador. Caso seja executado, o cavalo de troia identificado como Win32/Spy.Banker.AALL é instalado na máquina e começa a agir.

De acordo com a ESET, algumas centenas de brasileiros já foram vítimas do golpe e tiveram os computadores infectados. Então, caso tenha clicado em um link semelhante recentemente, é recomendável escanear o PC com um antivírus o quanto antes. E nunca é demais lembrar que o WhatsApp tem versões apenas para dispositivos móveis, com os sistemas Android, iOS, Windows Phone e BlackBerry.

Versões para Windows ou Mac ainda não foram anunciadas, e a única forma de utilizar o aplicativo no computador – com algumas limitações, claro – é através do Bluestacks, programa que simula o Android no PC.

SIGA-NOS NO Google News