Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Obesidade prevalece entre alunos de escolas particulares

Agência Notisa - 12 de agosto de 2008 - 09:06

O Brasil tem registrado, nos últimos anos, aumento da prevalência de obesidade, redução da desnutrição e mudanças no padrão de consumo alimentar, em função do processo de transição nutricional. Esses resultados, no entanto, variam de região para região. Em Pelotas (RS), por exemplo, a obesidade e o sobrepeso prevalecem entre as pessoas com melhor renda. Já a desnutrição é mais comum entre aqueles de menor nível sócio-econômico. Isso é o que mostram Maria de Fátima Vieira e equipe da Universidade Federal de Pelotas em um estudo que teve como objetivo avaliar o perfil nutricional dos escolares de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental das escolas municipais, estaduais e particulares da área urbana do município.



Para tanto, foi realizado um censo escolar incluindo 20.084 alunos. O estudo incluiu 44 escolas municipais, 35 estaduais e 21 particulares da cidade, com 11.045, 8.443 e 3.432 crianças, respectivamente. De acordo com artigo publicado na edição de julho de 2008 dos Cadernos de Saúde Pública, “a complexidade do perfil nutricional do país e a coexistência de problemas típicos de sociedades subdesenvolvidas e de países desenvolvidos mostram a necessidade de conhecer a magnitude dos agravos nutricionais nas diferentes regiões".



Os resultados mostram que a prevalência de déficit do crescimento linear foi de 3,5% (3,9% entre os meninos e 3,1% nas meninas). Já as taxas de sobrepeso e de obesidade foram de 29,8% e 9,1%, respectivamente. Segundo os pesquisadores, “o sobrepeso e a obesidade foram mais prevalentes entre os estudantes de escolas particulares em comparação com aqueles de escolas municipais e estaduais, enquanto o oposto foi observado para o déficit do crescimento linear. Em ambos os sexos, a idade mostrou-se positivamente associada à desnutrição e negativamente associada ao sobrepeso e à obesidade. A escolaridade inadequada mostrou-se associada com maior risco de desnutrição e menor risco de sobrepeso e obesidade”.



Os especialistas alertam para os elevados índices de sobrepeso e obesidade encontrados e para a necessidade de intervenções. “A magnitude do excesso de peso encontrada entre os escolares de Pelotas evidencia a necessidade de intervenções articuladas de vários setores (escola, família, poder público, universidades), visando a mudança de estilos de vida, com ênfase no desenvolvimento de hábitos alimentares mais saudáveis e na prática regular de atividade física”, afirmam.


Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

SIGA-NOS NO Google News