Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

OBESIDADE: Pessoas acima do peso têm mais chances de desenvolver câncer

Agência do Rádio - 11 de junho de 2011 - 12:01

A obesidade pode causar diversos tipos de câncer. É o que alerta o INCA, Instituto Nacional de Câncer. Para se ter uma ideia da influência negativa do sobrepeso no surgimento de células cancerígenas, o grande acúmulo de gordura corporal é responsável por 25 por cento dos casos de câncer de pâncreas, em homens, no Brasil. Nas brasileiras, 29 por cento dos registros de câncer de colo do útero estão relacionados a esse acúmulo. O sobrepeso influencia na alteração do funcionamento de hormônios como o estrógeno e a progesterona. O nutricionista da Área de Nutrição e Câncer do INCA, Fábio Gomes, explica que essa alteração influencia no surgimento da doença.


\\\"A pessoa com excesso de gordura corporal, por ter esses níveis hormonais mais elevados, esse organismo ele ta estimulando a multiplicação celular e desfavorecendo a morte programada de células. E isso não é interessante porque, se isso é exacerbado, você pode ter a formação de um câncer. E o outro mecanismo é que depois da adolescência a gente não multiplica células de gordura. A pessoa com excesso de gordura ela está acumulando gordura dentro dessas células e esse inchaço causa inflamação. Esses fatores pró-inflamatórios podem transformar células saudáveis em precursoras de câncer.\\\"

Segundo dados do Ministério da Saúde, 15 por cento dos brasileiros são obesos. Para evitar a obesidade, o Ministério recomenda a prática regular de atividades físicas e a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis.


Reportagem, Alexandre Souza

SIGA-NOS NO Google News