Cassilândia, Domingo, 19 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

02/06/2005 13:48

Obesidade infantil pode provocar hipertensão

Agência Notisa

A obesidade infantil é um importante preditor (antecessor) de obesidade na vida adulta e de vários problemas de saúde, como distúrbios psicossociais, desordens ortopédicas, disfunções respiratórias, diabete melito e hipertensão arterial. No entanto, muitos desses distúrbios têm aparecido já na infância. É o caso da hipertensão arterial, como mostra um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana e da Universidade Federal da Bahia com 701 estudantes com idade entre cinco e nove anos.

O objetivo do trabalho foi identificar a influência de fatores biológicos e ambientais no desenvolvimento da doença em uma amostra de crianças da rede de ensino público e privado da zona urbana de Feira de Santana. De acordo com artigo publicado na edição de dezembro de 2004 dos Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, foram realizadas as medidas pressóricas e antropométricas dos alunos, e todos foram submetidos a um questionário.

Os pesquisadores constataram que a prevalência de hipertensão arterial entre os escolares avaliados foi de 3,6% e que ela esteve diretamente relacionada à obesidade. Segundo eles, ao analisarem-se as variáveis sobrepeso e obesidade, as prevalências encontradas foram de 9,1% e 4,3%, respectivamente. Dessa forma, as chances de uma criança com obesidade desenvolver a doença foi 13 vezes superior a de uma com peso normal. Além disso, eles observaram que os alunos de escolas particulares apresentaram maior prevalência de hipertensão arterial, o que poderia ser explicado pelo acesso mais freqüente a alimentos calóricos.

A equipe explica que a identificação de crianças com aumento da pressão arterial e, sobretudo, o conhecimento de sua associação com fatores de risco, como obesidade, é fundamental para gerar uma nova dimensão às medidas preventivas adotadas em prol da população infantil: “sendo a hipertensão arterial infantil patologia com alta morbidade e importante preditor da doença na vida adulta, são fundamentais o seu diagnóstico precoce e a prevenção nas primeiras etapas de vida através do controle dos seus fatores de risco. É necessário o esclarecimento dos profissionais de saúde, educadores e familiares acerca da importância da modificação do estilo de vida para prevenção e tratamento da obesidade e suas co-morbidades”.

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 19 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 18 de Fevereiro de 2017
Sexta, 17 de Fevereiro de 2017
20:33
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)