Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

30/03/2011 10:21

Obesidade infantil pode prejudicar visão

De acordo com uma pesquisa de especialistas do Diskapi Children´s Hospital, na Turquia, 10% das crianças acima do peso, participantes do estudo, apresentaram pressão intraocular (PIO) elevada, o que é um dos fatores de risco para o aparecimento de glaucoma. Na análise, 72 crianças obesas foram comparadas com um grupo de controle.

Os pesquisadores não detectaram sinais, nem sintomas da doença, que afeta a visão. Todavia, segundo o oftalmologista Virgilio Centurion (CRM SP 13454), diretor do Instituto de Moléstias Oculares (IMO), “seria interessante acompanhar esses pacientes em longo prazo, para ver se a pressão intraocular se traduz no aumento das taxas de glaucoma, no futuro”.

A ciência já tem conhecimento de que o diabetes está associado ao aumento da PIO, mas sem necessariamente significar o incremento nos índices de glaucoma. Antes, as maiores preocupações das famílias eram as doenças infecciosas e parasitárias, muitas delas prevenidas hoje por meio de campanhas de vacinação.

Se estar acima do peso era considerado saudável antigamente, agora os pais precisam conhecer novos parâmetros. “Uma das lições é sobre o que comprar no supermercado. Outras são o que seu filho vai levar na lancheira, e o que permitir que ele compre nas cantinas da escola”, aponta Maria José Carrari (CRM SP 57453), oftalmopediatra do IMO.

Ela acrescenta que “não há nada de saudável em estar acima do peso”. O fato pode expor a criança já cedo a riscos de doenças cardiovasculares e diabetes. Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiares 2008-2009 do IBGE, cerca de 33% das crianças brasileiras estão acima do peso.

Custom Editora
Especial para o Portal Terra

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)