Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/10/2015 12:00

Obesidade infantil pode afetar a saúde renal

Portal Educação Física

 

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Ministério da Saúde, uma a cada três crianças brasileiras entre cinco e nove anos está acima do peso. Causada pela falta de atividade física e alimentação rica em gordura, açúcares e alimentos industrializados, a obesidade infantil atinge 16,6% dos meninos e 11,8% das meninas do País. Os quilos extras podem causar diversas doenças, como diabetes, hipertensão e colesterol alto. Muitas dessas complicações, inclusive, podem comprometer a saúde renal, causando a insuficiência renal crônica (IRC). Por isso, um alerta aos pais com a aproximação do Dia das Crianças: cuidado na alimentação dos pequenos!

Segundo o nefropediatra Artur Wendhausen, da Fundação Pró-Rim, existem diversos fatores de riscos que são peculiares a IRC na infância, como síndromes genéticas, má formação do trato urinário, infecções urinárias, hiperetensão arterial e diabetes. O estilo de vida da criança também pode ser um fator preocupante. “Está muito claro que hoje a ingestão acentuada de sódio, a baixa ingestão de água e a falta de atividade física regular têm influenciado no metabolismo das crianças, causando o surgimento de alterações da função renal e problemas cardiovasculares. Salgadinhos e alimentos industrializados estão entre os principais vilões”, alerta o especialista.

Quanto à alimentação, alguns hábitos devem ser cortados da rotina. Por exemplo, não tomar café da manhã, ingerir alimentos de alto teor calórico no jantar e consumir industrializados são costumes combatidos pelos especialistas. Essas atitudes muitas vezes são reflexo dos hábitos dos próprios pais. O ideal é que a família acompanhe a criança na mudança. “as crianças seguem padrões paternos e se eles não forem modificados haverá insucesso em qualquer tipo de tratamento”, explica a nutricionista Rafaela Gonzaga, também da Fundação Pró-Rim.

Confira algumas dicas:

1. Desde a primeira infância com bons hábitos
A escolha por refeições e lanches saudáveis é sempre a melhor opção. Porém, a nutricionista sugere que a própria criança deve escolher a quantidade que deseja comer destes alimentos. “Aos poucos estas escolhas tendem a fazer parte do cardápio preferido dos pequenos”, explica.

2. Estabelecer um ponto de saciedade
Quando as crianças são obrigadas a comer tudo o que é servido, elas podem perder o ponto da saciedade e isso estimula o consumo excessivo de outros alimentos não saudáveis.

3. Escolher horário regulares para as refeições
Café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar devem ter horários marcados. Na lista de recomendações, frutas, verduras, arroz, feijão, carnes magras. Evitar alimentos industrializados e fritos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)