Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: obesidade infantil e suas implicações na postura

Mundo Fitness

Fitness Journal - 17 de outubro de 2023 - 11:00

Mundo Fitness: obesidade infantil e suas implicações na postura

Caros amigos venho realizar esse post, pois me preocupo muito com esse distúrbio funcional e por isso, irei mostrar alguns números alarmantes.

Já em 2015, a obesidade infantil matava mais do que a antiga desnutrição. Segundo a OMS, esse problema é considerado como uma “Epidemia Global”: mais de 43 milhões de crianças com idade inferior a 5 anos apresentam excesso de peso.

No Brasil, a UFRJ avaliou que as doenças ligadas a sobrepeso e obesidade custam aos cofres públicos R$ 3,57 bilhões de reais. Além disso, uma pesquisa do IBGE informa que se continuarmos assim em 10 anos o Brasil irá se igualar aos EUA em número de pessoas com sobrepeso e mais de 2/3 destas crianças se tornaram adultos obesos e terão sua expectativa de vida reduzida entre 5 e 20 anos. No Brasil, calcula-se que 15% de nossas crianças são obesas. Por isso, a situação é alarmante!

A obesidade infantil tem como uma de suas consequências a alteração postural e esses desvios na postura influenciam no equilíbrio postural. Estudos recentes avaliaram crianças com sobrepeso na postura estática (em pé) e na postura dinâmica (marcha) em comparação com crianças normais.

O estudo comprovou que ocorre um desequilíbrio altero-posterior do corpo nos tornozelos, joelhos, quadril e coluna, sobrecarregando assim, as estruturas mecânicas do corpo e potencializando os riscos precoces de problemas articulares (artrite, artrose e problemas na coluna) e isso é só um dos problemas que eu relatei fora as doenças cardiovasculares, sendo assim, vamos combater esse problema estimulando desde a infância o hábito prazeroso de praticar exercícios físicos com nossas crianças(caminhar, pedalar, pular corda, dentre outros), bem como uma alimentação balanceada(rica em frutas e verduras e com uma quantidade mínima de produtos industrializados).

Por Reubem Dourado

SIGA-NOS NO Google News