Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

19/12/2015 15:00

Obesidade infantil e suas implicações na postura

Fitness Journal

Caros amigos venho realizar esse post, pois me preocupo muito com esse distúrbio funcional e por isso, irei mostrar alguns números alarmantes.

Atualmente, a obesidade infantil mata mais do que a antiga desnutrição. Segundo a OMS, esse problema é considerado como uma “Epidemia Global”: mais de 43 milhões de crianças com idade inferior a 5 anos apresentam excesso de peso.

No Brasil, a UFRJ avaliou que as doenças ligadas a sobrepeso e obesidade custam aos cofres públicos R$ 3,57 bilhões de reais. Além disso, uma pesquisa do IBGE informa que se continuarmos assim em 10 anos o Brasil irá se igualar aos EUA em número de pessoas com sobrepeso e mais de 2/3 destas crianças se tornaram adultos obesos e terão sua expectativa de vida reduzida entre 5 e 20 anos. No Brasil, calcula-se que 15% de nossas crianças são obesas. Por isso, a situação é alarmante!

A obesidade infantil tem como uma de suas consequências a alteração postural e esses desvios na postura influenciam no equilíbrio postural. Estudos recentes avaliaram crianças com sobrepeso na postura estática (em pé) e na postura dinâmica (marcha) em comparação com crianças normais.

O estudo comprovou que ocorre um desequilíbrio altero-posterior do corpo nos tornozelos, joelhos, quadril e coluna, sobrecarregando assim, as estruturas mecânicas do corpo e potencializando os riscos precoces de problemas articulares (artrite, artrose e problemas na coluna) e isso é só um dos problemas que eu relatei fora as doenças cardiovasculares, sendo assim, vamos combater esse problema estimulando desde a infância o hábito prazeroso de praticar exercícios físicos com nossas crianças(caminhar, pedalar, pular corda, dentre outros), bem como uma alimentação balanceada(rica em frutas e verduras e com uma quantidade mínima de produtos industrializados).

Por Reubem Dourado

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)