Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

27/01/2007 13:02

Obesidade grave aumenta risco de morte em dez vezes

Campo Grande News/Shirley Prestes

O obeso mórbido aumenta de dez vezes o risco de morrer em relação ao indivíduo normal e sua expectativa de vida diminui em 20% do que seria o tempo que viveria se fosse dotado de peso normal.

As contas são do cirurgião bariátrico Nelson Meinhardt, chefe da unidade do Hospital Conceição, em Porto Alegre, que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e já realizou quase 240 cirurgias de obesidade.

Segundo Meinhardt, entre as causas mais freqüentes de obesidade estão a origem genética (distúrbios da leptina), os distúrbios psicológicos (transtorno compulsivo periódico), a depressão endógena (bulimia), distúrbios endócrinos (doenças da tireóide, das glândulas supra-renais, hipófise, gônadas), e maus hábitos alimentares associados à vida sedentária. “São inúmeras coisas que se sabe, o organismo dessas pessoas que funciona de forma diferente”, destacou.

O coordenador explica ainda, que a obesidade mórbida é associada a doenças coronarianas (angina e infarto), hipertensão arterial, diabetes, hiperlipemias (gordura no sangue), arteriosclerose, acidente vascular cerebral (derrames), varizes, flebites, tromboses venosas, embolia pulmonar, hemorróidas, doenças osteo-articulares, hérnias e o próprio câncer.

A obesidade é calculada pelo índice de massa corpórea (IMC). É uma fórmula que divide o peso da pessoa em quilos (kg) pelo quadrado da altura (em metros). A Organização Mundial de Saúde diz que o índice normal é entre 18.5 e 25. Um resultado acima de 35 determina obesidade de grau 2 e, acima de 40, grau 3, o que já pode indicar riscos sérios à saúde.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)