Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Obama diz que "mudança chegou"

Agência Brasil - 05 de novembro de 2008 - 08:11

Brasília - O candidato democrata Barack Obama venceu as eleições presidenciais norte-americanas e em seu primeiro pronunciamento como presidente eleito - depois que o candidato republicano John MaCain reconheceu a derrota - disse que a “mudança chegou” aos Estados Unidos. Ele falou para milhares de pessoas, em um parque da cidade de Chicago.

O primeiro presidente negro dos Estados Unidos já tinha a vitória praticamente assegurada por volta das 3h30 (horário de Brasília) da madrugada de hoje (5). Pelas projeções, Obama havia assegurado a vitória em pelo menos 338 votos do Colégio Eleitoral, superando os 270 votos necessários, segundo informações da BBC Brasil.

MaCain admitiu a derrota com uma declaração em sua base eleitoral na cidade de Phoenix, no estado do Arizona, logo depois de cumprimentar Obama numa conversa telefônica. O candidato do Partido Republicano disse que “o povo americano falou, e falou claramente”.

O resultado final das eleições americanas ainda vai demorar alguns dias para ser anunciado, mas as indicações até agora são de que houve um comparecimento recorde às urnas, apesar de o voto não ser obrigatório. As expectativas de alguns analistas são de que 130 milhões de pessoas tenham votado. Se esse número se confirmar, este terá sido o pleito com maior presença de eleitores desde 1960.


SIGA-NOS NO Google News