Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Obama diz que morte de Khadafi encerra capítulo longo e doloroso

Renata Giraldi*, Agência Brasil - 20 de outubro de 2011 - 16:57

Brasília – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje (20) que a captura e morte do Muammar Khadafi, ex-líder da Líbia, registra o fim de um “capítulo longo e doloroso” da história do país e que o momento é da construção de um processo “democrático e tolerante”. Em breve declaração à imprensa, nos jardins da Casa Branca, Obama acrescentou que os líbios definirão seu futuro.

“Hoje o governo da Líbia anunciou a morte de Muammar Khadafi. Este acontecimento assinala o fim de um longo e doloroso capítulo para os cidadãos da Líbia que têm agora a oportunidade para decidir o seu próprio destino em uma nova e democrática Líbia”, disse Obama.

O presidente norte-americano disse ainda que os “regimes repressivos estão condenados a desaparecer”. Obama apelou aos líbios para que controlem as armas e respeitem os direitos humanos. “Hoje o mundo pode dizer em definitivo que o regime de Khadafi chegou ao fim”, disse.

Paralelamente, a organização não governamental Anistia Internacional pediu hoje uma investigação independente sobre as circunstâncias da morte de Khadafi. Imagens divulgadas nesta quinta-feira mostram que o líbio foi capturado ainda vivo, com o corpo ensanguentado e cercado por vários homens, antes de ser tiroteado.



*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa


Edição: Rivadavia Severo

SIGA-NOS NO Google News