Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Obama chega a Cuba sob forte chuva em visita histórica de três dias a ilha

180 Graus - 21 de março de 2016 - 07:30

O presidente americano Barack Obama chegou a Cuba na tarde deste domingo (20) para a história visita de três dias a ilha. É a primeira vez que um presidente dos Estados Unidos visita Cuba em 88 anos. O Air Force One, avião presidencial americano, pousou em Havana por volta das 17h20, horário de Brasília.

Obama deixou a Base Aérea de Andrews Air Force Base, em Washington, pouco depois das 14h30 (horário de Brasília). O presidente americano fica em Cuba até a próxima terça-feira (22).

Assim que chegou a Havana, Obama postou em sua conta oficial do Twitter: "¿Que bolá Cuba? Just touched down here, looking forward to meeting and hearing directly from the Cuban people."

Ainda neste domingo, Obama, a primeira-dama, Michelle Obama e as duas filhas do casal visitaram a parte velha da capital e devem ser recebidos na Catedral de Havana pelo cardeal Jaime Ortega, que apoiou, junto com o Papa Francisco, as conversas para o acordo de normalização da relação entre EUA e Cuba.

O encontro com o presidente de Cuba, Raúl Castro, está previsto para segunda-feira (21). Obama já adiantou que falará "diretamente" com seu colega sobre os "obstáculos" para o exercício dos direitos humanos na ilha.

Aproximação entre os países
A visita a Cuba era impensável até que Obama e o presidente de Cuba, Raúl Castro concordaram, em dezembro de 2014, em acabar com um distanciamento que começou quando a revolução cubana derrubou um governo pró-norte-americano em 1959.

Em julho, EUA e Cuba retomaram suas relações diplomáticas e abriram embaixadas nos respectivos territórios depois de vários meses de negociações que puseram um ponto final a mais de meio século de ruptura. anúncio de que os dois países retomariam suas relações foi feito em dezembro do ano passado.

Apesar da reaproximação histórica, o embargo econômico imposto à ilha ainda vigora. Seu levantamento, defendido por Obama, depende da aprovação do Congresso dos EUA.

SIGA-NOS NO Google News