Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

OAB/MS entrega carteira profissional ao mais jovem advogado cego do país

OAB/MS - 25 de fevereiro de 2013 - 17:37

Bruno Duarte Mello, que perdeu a visão aos seis anos de idade, recebu carteira profissional da OAB, com apenas 21 anos (Foto: DIvulgação)
Bruno Duarte Mello, que perdeu a visão aos seis anos de idade, recebu carteira profissional da OAB, com apenas 21 anos (Foto: DIvulgação)

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), entregou nesta segunda-feira (25) a carteira profissional ao mais jovem advogado deficiente visual do país, Bruno Duarte Mello, que perdeu a visão aos seis anos de idade. Hoje, com apenas 21 anos, ele conta que passou no Exame da Ordem no primeiro semestre de 2012, quando ainda estava no 9º período do curso – prazo permitido para prestar a prova. Além do jovem, mais 68 profissionais receberam a carteira.

Bruno explica que sua trajetória não foi fácil e que contou com o apoio da família, principalmente da tia, a cirurgiã-dentista, Sonia Yara Mello, que o criou desde um ano de idade –, e do pai, Osmar Felinto de Mello, que é deficiente auditivo. “Sou fruto do necessário apoio da minha família. Estudei com a ajuda da minha mãe (tia) que convertia os livros para braille e também usei programas de voz do computador”, conta.

Questionado sobre quais as expectativas para o futuro, o advogado explica que pretende dar continuidade aos estudos e que sua meta agora é ser juiz da Vara do Trabalho. “Nesse momento vou curtir essa conquista e advogar por alguns anos, sempre na defesa de uma sociedade melhor e mais justa. Vou continuar estudando e prestar concurso para magistratura do Trabalho, que é meu objetivo”, comenta.

Junto com ele, mais 68 advogados receberam seu registro profissional na solenidade em Campo Grande. Entre eles, Ernestina Maria de Lima, que aos 46 anos acaba de concluir sua segunda faculdade. Ela conta que a palavra-chave para o sucesso é a dedicação. “Essa área sempre foi meu sonho. O ano passado foi a segunda vez que prestei o exame, mas não desisti e hoje estou recebendo minha carteira. Para mim é motivo de muita alegria, até porque meu único filho também está fazendo Direito na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados)”.

Na ocasião, o vice-presidente da OAB/MS, André Luis Xavier, destacou a importância da Ordem no exercício da democracia, por ser a mais respeitada instituição civil do país. “Somos o amparo para os novos profissionais. O Exame é difícil, mas não impossível, prova disso são os advogados nessa cerimônia que têm um caminho árduo e cheio de conflitos pela frente, mas que se for seguido com honestidade e ética, com certeza será bem-sucedido”.

O padrinho da turma, o advogado Coraldino Sanches Filho, frisou que os novos profissionais comprovaram à sociedade que estão aptos para exercer uma das mais dignas e antigas profissões da história. “Vocês devem construir colunas de ferro e não de barro. É essencial que tenham conhecimento de suas prerrogativas, porque quem se quer conhece seus direitos, não pode lutar por direitos alheios. Daqui para frente tracem metas, se especializem e acreditem que são capazes”, concluiu.

Participaram da solenidade, o secretário-geral da OAB/MS, Denner de Barros e Mascarenhas Barbosa, a diretora-regional da Escola Superior da Advocacia (ESA/MS), Rachel Margrini, e a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MS), Solange Bonatti.

SIGA-NOS NO Google News