Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

OAB/MS reprova metade dos candidatos

Dourados News - 28 de maio de 2004 - 11:00

A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul) reprovou, no último exame obrigatório para exercer a profissão de advogado, 52,2% dos 612 bacharéis em Direito que buscaram a regulamentação da atividade no ano passado. Apesar de o índice ser menor que o registrado no Exame da Ordem realizado no ano anterior, quando 68,87% dos recém-formados em Direito foram reprovados, o número do ano passado continua bastante alto, semelhante ao do Distrito Federal, onde 57,47% dos bacharéis foram reprovados no mesmo período.

O maior índice de aprovação registrado no 77º exame da OAB/MS foi o dos bacharéis de Direito da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), onde 85,7% dos 21 candidatos que fizeram o Exame de Ordem foram aprovados. Em segundo lugar está a Unaes com 75,4% de aprovação dos 69 candidatos que prestaram o exame.

Depois aparecem a Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal) com 72% de aprovação e a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) com 70% de aprovação. Os menores índices foram registrados em universidades de outros Estados, com 36% de aprovação, e na AEMS, de Três Lagoas, e Unigran, de Dourados, ambas com apenas 46% dos aprovados.

Apesar de o número expressivo de candidatos reprovados pelo Exame da Ordem, o presidente da entidade em Mato Grosso do Sul, Geraldo Escobar, acredita que o problema não seja a falta de qualidade no ensino oferecido pelas universidades do Estado. “As universidades estão exigindo mais dos alunos e a tendência é que o índice de reprovação caia cada vez mais”, afirmou.

Escobar explica que entre os fatores que favorecem à não aprovação dos recém-formados em Direito é a falta de preparo e o peso emocional que carregam. “Todos ficam muito assustados com a prova, tão comentada e conhecida por seu grau de dificuldade”, afirmou.

Escobar lembra ainda que em muitos casos, o profissional recém-formado não se dispõe a fazer o exame logo depois do fim de seu curso, preferindo procurar logo os concursos preparatórios para garantir a aprovação.



SIGA-NOS NO Google News