Cassilândia, Segunda-feira, 27 de Março de 2017

Últimas Notícias

08/07/2014 14:10

OAB cria cartilha com orientações sobre direitos do consumidor

Campo Grande News

Com a intenção de orientar advogados e cidadãos, a Comissão de Defesa do Direito do Consumidor da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul) criou a “Cartilha de Defesa do Consumidor”. Elaborado em linguagem acessível, o documento reúne casos comuns de dúvidas nas relações de consumo, entre elas troca de produtos, venda casada e dano moral.

“Com uma linguagem simples, prática e acessível, a Cartilha ajuda advogados e, principalmente, os cidadãos que precisam conhecer seus direitos e recorrer à Justiça, sempre que necessário”, afirmou o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues.

A cartilha traz informações sobre órgãos de defesa do consumidor, tempo hábil para requerer os direitos, provas que precisam ser juntadas ao processo e garantias. O documento está disponível no site da Ordem.

No conteúdo do livro, foram priorizadas as principais reclamações e dúvidas dos consumidores, informou o presidente da comissão, Leandro Amaral Provenzano. “É um guia rápido de consulta onde tentamos esclarecer as principais confusões que o consumidor faz ao comprar”, explicou.

Leandro ainda destacou que em muitos casos o cliente acredita estar certo. Para exemplificar estes exemplos, a Cartilha foi criada com uma sessão só para detalhar os direitos que o consumidor acha que tem, mas não tem.

Os casos de infração ao Código de Defesa do Consumidor devem ser levados à Justiça, defendeu o advogado. “As demandas judiciais são caminhos para a solução de conflitos, pois se o administrativo da empresa não resolve, o judiciário é capaz de resolver a questão”, ressaltou.

Outro ponto de destaque no material são as informações sobre planos de saúde e relações de consumo relacionadas à alimentação, inclusive, em bares e restaurantes. Clique aqui para conferir a cartilha.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 27 de Março de 2017
Domingo, 26 de Março de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 25 de Março de 2017
21:10
Cassilândia
15:01
Curiosidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)