Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

08/07/2014 14:10

OAB cria cartilha com orientações sobre direitos do consumidor

Campo Grande News

Com a intenção de orientar advogados e cidadãos, a Comissão de Defesa do Direito do Consumidor da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul) criou a “Cartilha de Defesa do Consumidor”. Elaborado em linguagem acessível, o documento reúne casos comuns de dúvidas nas relações de consumo, entre elas troca de produtos, venda casada e dano moral.

“Com uma linguagem simples, prática e acessível, a Cartilha ajuda advogados e, principalmente, os cidadãos que precisam conhecer seus direitos e recorrer à Justiça, sempre que necessário”, afirmou o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues.

A cartilha traz informações sobre órgãos de defesa do consumidor, tempo hábil para requerer os direitos, provas que precisam ser juntadas ao processo e garantias. O documento está disponível no site da Ordem.

No conteúdo do livro, foram priorizadas as principais reclamações e dúvidas dos consumidores, informou o presidente da comissão, Leandro Amaral Provenzano. “É um guia rápido de consulta onde tentamos esclarecer as principais confusões que o consumidor faz ao comprar”, explicou.

Leandro ainda destacou que em muitos casos o cliente acredita estar certo. Para exemplificar estes exemplos, a Cartilha foi criada com uma sessão só para detalhar os direitos que o consumidor acha que tem, mas não tem.

Os casos de infração ao Código de Defesa do Consumidor devem ser levados à Justiça, defendeu o advogado. “As demandas judiciais são caminhos para a solução de conflitos, pois se o administrativo da empresa não resolve, o judiciário é capaz de resolver a questão”, ressaltou.

Outro ponto de destaque no material são as informações sobre planos de saúde e relações de consumo relacionadas à alimentação, inclusive, em bares e restaurantes. Clique aqui para conferir a cartilha.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)