Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

OAB: corrupção & Bolsonaro

Manoel Afonso - 22 de abril de 2015 - 15:20

Manoel Afonso
Manoel Afonso

Quem foi às duas manifestações contra a corrupção na administração pública ocorridas em Campo Grande, percebeu a ausência da Ordem dos Advogados do Brasil. Aliás, o fato já foi noticiado em vários segmentos da mídia, gerando comentários diversos.


Mas o caso agora ganha uma dimensão maior devido a posição adotada pela entidade, manifestamente contra a outorga de homenagem da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul ao deputado federal Jair Bolsonaro, que é militar da reserva do Exercito Brasileiro.


Vale lembrar, que a entidade representativa dos advogados, ao longo da história desta República, sempre se pautou em defesa do povo brasileiro. Foi assim na luta pela redemocratização e no movimento que culminou com o impeachment do presidente Collor. A tenacidade com que se postou contra a Ditadura resultou inclusive num violento atentado a bomba na sede da instituição no Rio de Janeiro, em 1980, matando inclusive a sua secretaria executiva.
Mas hoje, de norte a sul, de leste a oeste, os advogados não estão inseridos na grande maioria da nação indignada com os escândalos que assolam o Governo e estatais. Essa ausência não é pela vontade individual dos profissionais, mas sim pelos interesses estranhos ou coniventes da direção da OAB nacional e que se reflete negativamente nas seccionais estaduais.


Não se trata aqui de discutir o merecimento ou não desta medalha ao deputado Bolsonaro, mas sim de demonstrar a incoerência da entidade em se preocupar com um fato de menor importância no contexto nacional do que é a corrupção, comprovada no Mensalão e escancarada agora nas provas da Operação Lava Jato.


Deveria a OAB de Mato Grosso do Sul agir com a mesma indignação e rigor contra a corrupção nacional, que tem levado a população a ostentar pacificamente palavras de ordem contra os desmandos administrativos no Governo Federal.


Não só como jornalista, mas também como advogado e ex-conselheiro de nossa entidade, tenho certeza de que não são poucos os colegas que estão reclamando e criticando essa posição incoerente.


Infelizmente a OAB enfraqueceu e se acovardou diante dos poderosos do Planalto.

SIGA-NOS NO Google News