Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

OAB: 640 candidatos fazem exame da ordem no domingo

Jacqueline Lopes/Campo Grande News - 27 de agosto de 2005 - 08:39

O segundo exame de 2005 da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) seccional Mato Grosso do Sul deverá avaliar no próximo domingo pelo menos 640 pessoas que desejam seguir a carreira na área do direito. As provas acontecem simultaneamente em todo o País, exceto no Rio de Janeiro.

Em Mato Grosso do Sul, Campo Grande ficará com a maior parte dos candidatos, onde cerca de 400 pessoas farão a prova. Os cerca de 240 candidatos restantes serão examinados nas cidades de Dourados e Três Lagoas. Os critérios para a escolha do local da prova levam em conta onde o candidato fez a faculdade de direito e também seu domicílio. “O Conselho Federal tenta com isso evitar fraudes”, diz o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Antônio Cezar Lacerda.

São três exames que ocorrem a cada ano. Em Mato Grosso do Sul, a média de pessoas que fazem as provas fica em 600, já em São Paulo, 30 mil.

Capital - Em Campo Grande, a primeira fase do exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil/seccional Mato Grosso do Sul) será domingo às 8 horas no bloco C da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), bloco C.

O índice mínimo de acerto deve ser 50% das cem questões. Nesta fase, as questões abordarão: Direito Civil, processual Civil, penal, processual penal, do trabalho, tributário, comercial, administrativo, constitucional e ética profissional.

Na segunda fase, que deve ocorrer no fim de setembro, os aprovados da primeira escolherão a área de atuação. “Nesta fase são 4 questões e uma peça processual para ser redigida”, detalha.

“O exame avalia aptidão e qualificação profissional. O candidato precisa ser apto ao exercício de advocacia”, diz o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Antônio Cézar Lacerda, explicando que uma banca com 20 examinadores da OAB foi a responsável pela produção das provas.

O gabarito da primeira fase deverá ser publicado no site da www.oabms.org.br no fim da tarde da segunda-feira ou na manhã de terça-feira.

SIGA-NOS NO Google News