Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O XI Congresso Brasileiro da Mandioca em MS

Cristiane Sandim - 15 de outubro de 2005 - 07:40

Mato Grosso do Sul recebe na próxima semana o XI Congresso Brasileiro da Mandioca. Com o tema “Ciência e tecnologia para a raiz do Brasil”, o evento acontece de 25 a 28 de outubro no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. Durante os quatro dias do evento, autoridades locais e nacionais, cientistas, técnicos, gestores públicos e produtores vão discutir o panorama e as perspectivas da cultura.

A realização do Congresso é uma das prioridades da Câmara Setorial da Mandioca, que visa através desse encontro articular o setor produtivo em Mato Grosso do Sul. Para tanto, toda uma estrutura está sendo preparada para receber os participantes, entre eles, autoridades nacionais e pesquisadores renomados. Os mesmo terão acesso a 18 estandes de produtos, serviços e instituições do setor; exposição de máquinas agrícolas; cinco mesas redondas; 10 conferências simultâneas e cerca de 150 trabalhos científicos do Brasil e de outros países da América do Sul.

“A cadeia produtiva da mandioca tem importância estratégica para o Mato Grosso do Sul e o congresso será um espaço para debater intensamente o papel de cada agente envolvido na cadeia produtiva e a atuação para fortalecer o setor”, comenta o vice-governador e secretário de Planejamento e de Ciência e Tecnologia (Seplanct), Egon Krakhecke. O coordenador da Câmara Setorial, Carlos Gonçalves, também destaca o momento para o setor. “A mandioca é uma cultura relevante para o agronegócio brasileiro. Ela sozinha ocupa mais de 30 mil hectares produzindo anualmente em torno de 170 milhões de toneladas. Isso sem contar os postos de trabalho: são mais de um milhão de empregos no país tendo o pequeno produtor rural como principal investidor”, completa.


O evento é uma promoção do Governo Federal, sendo realizado pelo Governo Estadual por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e de Ciência e Tecnologia (Seplanct), Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur), Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário (SDA) e o Instituto de Desenvolvimento Agrário, Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Idaterra). O mesmo conta ainda com a parceria do Sebrae/MS, Famasul, Embrapa, Superintendência Federal da Agricultura (SFA), das Universidades Federal(UFMS), Estadual (UEMS), Católica Dom Bosco (UCDB) e para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp), além das câmaras setoriais da mandioca estadual e federal.

Para os interessados as inscrições já estão abertas. Mais informações podem ser obtidas através do site www.suct.ms.gov.br ou pelo telefone (067) 425-5122.

SIGA-NOS NO Google News