Cassilândia, Quarta-feira, 26 de Abril de 2017

Últimas Notícias

21/01/2014 07:31

O verdadeiro valor e significado do trabalho

Orlando Oda

A base fundamental, o alicerce da vida para construir a felicidade, é conceituar corretamente as coisas do mundo em que vivemos. Para isso é preciso ter a visão correta das coisas. Baseado nessa visão, traça-se um plano de vida. Inconscientemente, cada pessoa segue o plano de vida que ela própria traçou. É o determinante para ser feliz ou infeliz.

Dedicamos a metade do tempo da nossa vida ao trabalho. Se não tivermos a visão correta dele, seremos infelizes pelos menos a metade da nossa vida. Passaremos o dia desmotivado, cansado de esperar a hora de ir embora. Apesar de gastarmos pouca energia, estaremos extenuados do trabalho.

Quem vive assim, se sente cansado porque precisa passar o dia vigiando o chefe, para não ser pego sem trabalhar. Não consegue relaxar nem um segundo porque precisa aparentar o tempo todo que está trabalhando. Cansa muito mais do que se estivesse trabalhando de verdade. Gasta muito mais energia para estar vigilante. O trabalho passa a ser castigo e sofrimento.

A palavra trabalho em japonês é representada pelo kanji 働 , ou seja hata-raku. “Hata” tem o significado de pessoa ao lado e “raku” é aliviar. Assim o significado do trabalho é aliviar, facilitar o próximo. Esse kanji é composto de 3 letras: 人(hito), duas pessoas se apoiando, 重さ (omosa), movimentar peso, 力 (tikara), força. Descrevendo, tem-se a cena de uma pessoa ajudando outra, fazendo força para movimentar alguma coisa pesada.

Vamos imaginar a cena: João precisa levar uma carroça pesada por uma subida de um quilometro de comprimento e contrata Pedro para ajudá-lo. Pedro empurra a carroça por um quilômetro. O tempo gasto foi de uma hora. A ação de empurrar a carroça aliviou, facilitou e proporcionou felicidade ao João. Pedro executou um trabalho por uma hora e gerou uma riqueza.

O trabalho gera riqueza, seja ele advindo de um serviço ou produto. A riqueza é qualquer coisa que possui duas qualidades: a) aliviar, facilitar, b) proporcionar alegria ao próximo. O trabalho é o ato de dar a parcela da vida, tempo, a alguém. É o maior ato de doação, é o ato de dar a coisa mais preciosa que temos, que é a vida.

Qual é o valor do trabalho, ou seja, custo hora/homem do trabalho? A fórmula é o valor da vida dividido pelo saldo de horas de vida. Suponhamos uma pessoa com 50 anos, com expectativa de viver mais 30 anos. O saldo de horas de vida é 262.800 horas (24 x 365 x 30). Por quanto venderia o saldo de 30 anos de vida? Provavelmente um valor imensurável (infinito). O custo hora/homem do trabalho no caso do exemplo é ∞ / 262.800 horas = ∞ (infinito). Por mais alto que se venda uma hora de trabalho, dez, mil ou um milhão de reais, este é um péssimo negócio. O que fazer então?

Nunca venda as horas de trabalho. Fará o pior negócio da sua vida. Qualquer valor, por melhor que seja, nunca irá pagar o real valor da hora/homem. Não importa se o seu trabalho seja lavador de pratos ou “Grand Chef”. O dinheiro não é a medida do valor do ser humano, nem do trabalho que executa.

Somos na verdade, muito superiores à imagem que fazemos de nós mesmos. O real valor precisa ser reconhecido somente por si próprio. É necessário que a própria pessoa reconheça o seu valor, sem se importar com a profissão, trabalho, quanto ganha, opinião dos outros. Como é que outros irão respeitar valorizar e tratar bem alguém que despreza a si próprio?

Um dos primeiros filósofos do mundo, Sócrates, disse: “Conhece-te a ti mesmo”. É o ponto de partida, a base fundamental para construir uma vida equilibrada, feliz. É o autoreconhecimento do verdadeiro valor e significado do trabalho que determina se você será feliz ou infeliz trabalhando. Seu saldo de horas está caindo a cada hora. Não espere que elas se esgotem para ter a visão correta da vida.

Orlando Oda é administrador de empresas, mestrado em administração financeira pela FGV e presidente do Grupo AfixCode.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 25 de Abril de 2017
Segunda, 24 de Abril de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)