Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O umbigo do bebê está para fora. Vai ficar assim para sempre?

BabyCenter - 20 de maio de 2016 - 09:00

Apesar do muito que se fala na sabedoria popular sobre como evitar umbigos para fora, a realidade científica não comprova que medidas caseiras ou simpatias ajudem.

Cerca de 20 por cento dos bebês ficam com o umbigo mais saltadinho, no que os médicos chamam de hérnia umbilical . Esta protuberância era a passagem do cordão umbilical ao abdome do bebê durante a gravidez. Depois do nascimento, à medida que o cordão se cicatriza, seca e cai, a abertura na parede abdominal em geral se fecha espontaneamente.

Em alguns casos, ela não se fecha bem e então o umbigo do bebê salta um pouco para fora, principalmente quando aumenta a pressão abdominal, como acontece quando o bebê faz cocô ou chora, por exemplo. Mesmo que a aparência não seja muito bonita, a hérnia normalmente não gera problemas. Fique de olho, porém, se a protuberância do umbigo se mantém molinha e você consegue empurrá-la para dentro sem causar nenhum desconforto à criança.

Este tipo de hérnia normalmente desaparece até o segundo aniversário do bebê, e raramente é preciso fazer uma cirurgia corretiva.

No entanto, se você perceber incômodo por parte do bebê ao chorar, qualquer tipo de inchaço, sensibilidade ou descoloração na área do umbigo, contate o pediatra assim que possível. Há casos muito raros em que um pequeno pedaço de intestino fica preso na abertura do umbigo, podendo interromper a circulação na área, o que requer uma cirurgia de emergência. Vômito e a prisão de ventre também podem ser sintomas deste problema.

SIGA-NOS NO Google News