Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O Talento e o seu Legado

Paulo Araujo - 13 de abril de 2014 - 09:15

A falecida Dra. Zilda Arns era de uma família grande. Seus pais tiveram nada mais nada menos do que dezesseis filhos. Nascida em Forquilinha – SC, teve uma infância simples, mas muito feliz. Cursou Medicina na UFPR onde foi reprovada no primeiro ano, apesar de ser uma das melhores alunas da sala. O motivo? Um dos seus professores achava um absurdo uma mulher ser médica!

Especializou-se em Pediatria, sanitarismo e saúde pública. Inconformada com a quantidade de crianças internadas por doenças de fácil prevenção desenvolveu uma metodologia própria baseada na educação das famílias em relação à higiene, soro caseiro e reaproveitamento de alimentos. Sua inspiração para tal feito está no evangelho de São João (Jo 6:1-15) onde narra o milagre da multiplicação dos peixes e dos pães.

Em 1983 criou a Pastoral da Criança onde milhares de dezenas de crianças foram atendidas por, literalmente, uma multidão de voluntários que inspiradas pela força e dedicação da Dra Zilda dão continuidade a este projeto ainda em nossos dias.

A Pastoral da Criança foi apenas um dos seus legados entre inúmeros outros exemplos que a sua vida nos deixou.

Legado é isso! O que uma pessoa deixa após finalizar um determinado projeto ou quando deixa de existir entre nós.

E você? Imagine que hoje, exatamente hoje você deixasse de existir. Qual seria o seu legado?

Quais seriam as ações, os feitos que resumiriam a sua existência?

Deixar um legado forte não é para qualquer um, mas esse assunto deve estar na agenda de qualquer profissional.

Para deixar um bom legado é preciso promover o trabalho em equipe. O talento não se preocupa em ser a estrela principal, mas sim o criador da constelação. O talento compartilha conhecimento, o poder, derrotas e vitórias. O talento não deixa ninguém da sua equipe se sentir só. Sabe que cada pessoa tem um papel importante na construção da sua história. Não estar atento ao talento do próximo significa perder uma grande oportunidade para aprender a crescer com o outro.

O talento acredita no planejamento, tem foco nas suas ações, sabe que nada acontece por acaso e o que vale é a AÇÃO! O talento passa pouco tempo sentado e corre muito atrás dos seus objetivos.

O talento inspira, tem uma causa e sabe que a sorte só existe para quem está preparado. A construção do seu legado só se faz no presente. Então sugiro que você passe menos tempo no passado, preocupado com o futuro e viva mais o agora.

Cada dia é uma oportunidade única para colocar mais um tijolinho na construção da sua história. O talento não perde uma oportunidade sequer para que ela tenha um final feliz e assim deixar um legado único e cheio de bons valores e exemplos.

Na minha humilde opinião é exatamente isso que o nosso mundo precisa hoje!

Paulo Araújo é especialista em Inteligência em Vendas e Motivação de Talentos. Diretor da Clientar – Projetos de Inteligência em Vendas. Autor de “Paixão por Vender” - Editora EKO, entre outros livros. Site: www.pauloaraujo.com.br.

SIGA-NOS NO Google News