Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

12/02/2008 08:04

O tabagismo passivo é a terceira maior causa de mortes

Os danos causados pelo cigarro à saúde já são bastante conhecidos. As doenças cardiovasculares, entre elas o risco de enfarte; além do câncer no pulmão, na laringe e na boca são alguns resultados comuns do tabagismo. Para os fumantes do sexo masculino, o risco de impotência aumenta 85%. O pior é que os efeitos nocivos não se limitam apenas a quem fuma. Eles atingem também os fumantes passivos. De acordo com o gerente do Instituto Nacional de Câncer, Jorge Sayde, a exposição do não-fumante à fumaça do tabaco já é suficiente para o surgimento de doenças relacionadas ao cigarro.

"Infelizmente, talvez as pessoas nem fizeram uma associação direta, mas algumas doenças que apareceram no pulmão, no trato urinário provavelmente pessoas que não fumavam desenvolveram essas doenças ou adquiriram até um câncer, talvez nem saibam que adquiriram isso porque conviveram com fumante ou freqüentavam lugares muito utilizados por pessoas que fumam."

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o tabagismo passivo é a terceira maior causa de morte evitável no mundo. Jorge Sayde dá mais detalhes.

"Então, o que se percebe é que a fumaça, de todos os derivados de tabaco, nesses ambientes, gera o que nós chamamos de IPTA, que é o que nós chamamos de poluição tabagística ambiental e que, segundo justamente a Organização Mundial de Saúde, ela é a terceira maior causa de morte evitável no mundo."

O tabagismo passivo só fica atrás do excesso de consumo de álcool, o segundo lugar no ranking de mortes evitáveis; e do número de mortes provocadas pelo tabagismo ativo, na primeira posição da lista.

De Brasília, Marcelo Brito

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)