Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/09/2012 09:31

O sorgo como fonte alternativa de agroenergia

Mapa

Para incentivar ao agricultor na produção de sorgo sacarino, o Governo Federal disponibiliza uma linha de crédito de R$ 1,6 milhão de financiamento por produtor para o cultivo do produto em rotação com a cana-de-açúcar. A medida pretende aumentar o cultivo do cereal para 100 mil hectares a partir da safra 2012/2013, com a aplicação de R$ 270 milhões a juros de 5,5% ao ano.

Segundo o coordenador de Açúcar e Álcool do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luis Job, o sorgo sacarino surgiu como uma alternativa de rotação com a produção da cana-de-açúcar. “O sorgo se encaixa perfeitamente no período da entressafra da cana e pode ser uma interessante matéria-prima para produção de etanol”, explicou. Ainda de acordo com Luis Job, é estratégico para o Brasil que outras fontes potenciais de geração de agroenergia sejam fortalecidas e estimuladas. Isto contribuirá para a diminuição da volatilidade de oferta e de preços no período após colheita da cana-de-açúcar.

Conforme pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo, o produto passou a ser testado como matéria-prima para a produção de etanol em 2008. Essa variedade possui taxas maiores de açúcar nos seus colmos que se adaptam ao processo industrial das usinas. As colheitadeiras utilizadas na indústria canavieira também são as mesmas, pois a altura do sorgo é similar à da cana. O cereal pode ser semeado entre os meses de setembro e dezembro e colhido de janeiro a abril, o que beneficia as usinas que ficam ociosas no período da entressafra da cana-de-açúcar.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)