Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O sedentarismo nu e cru

Gazeta Esportiva - 07 de novembro de 2017 - 11:00

Nesse início de ano, gerei movimento ao estimular um “desafio de ano novo” com meu marido, nas redes sociais. Embora tenha sido atleta, associou-se ao clube dos sedentários inveterados há onze anos, desde que engravidei do primeiro filho, e está quase trinta quilos acima do peso.

É triste acompanhar seu dia a dia conhecendo sua história. Não venha com essa de que “santo de casa…”, porque esse argumento não é suficiente! Ao contrário, já que o exemplo é a melhor forma de motivar as pessoas.

Na realidade, o que acontece com ele não é diferente da maioria dos sedentários, membros de tal clube. A jornada pesada de trabalho, o estresse, a falta de tempo, a vontade de chegar logo em casa e ver a família, sendo que há tão pouco tempo para ela…Além do mais, exercício, normalmente, não é prazeroso para os que iniciam! Seria melhor passar o tempo livre de forma prazerosa, relaxando no sofá, tomando uma cerveja num happy hour, batendo papo ou compartilhando uma refeição (calórica) com alguém que amamos.

Engorda-se, o que parece “normal”, já que a maior parte das pessoas em volta está assim. Perde-se a disposição para sair de casa e fazer qualquer atividade que gere mais esforço, mas é coisa da “idade”, todo mundo passa por isso.

A mente encontra desculpas e aceita que tudo vai bem. Por alguma preocupação com a saúde, até se inicia uma tentativa de ser mais ativo, mas, a ociosidade é uma força magnética quase impossível de vencer e o corpo volta ao seu estado normal, que me lembra “the walking dead”, ou melhor “the seating dead”.

O sedentarismo tem sido apontado como fator de risco para doenças cardiovasculares maior do que o fumo. Esse estilo de vida tem levado milhares de jovens executivos à morte prematura, pais de família, morrendo por não terem encontrado a motivação de mudar seus hábitos. Sem falar na morte em vida, pois sem disposição para sair do sofá, ela é vivida pela tela de uma televisão?

Enquanto isso, nos conformamos com a situação, nossos cônjuges correndo o risco de morrer precocemente, conosco ao lado deles no sofá? Lá em casa, não! Desafie também quem você ama!

Cristiane Peixoto - Mestre em Educação Física no Envelhecimento pela USP, membro do WTTC Masterminds Team e criadora do Método Águia – desenvolvendo idosos saudáveis.

SIGA-NOS NO Google News