Cassilândia, Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

07/11/2017 11:00

O sedentarismo nu e cru

Gazeta Esportiva

 

Nesse início de ano, gerei movimento ao estimular um “desafio de ano novo” com meu marido, nas redes sociais. Embora tenha sido atleta, associou-se ao clube dos sedentários inveterados há onze anos, desde que engravidei do primeiro filho, e está quase trinta quilos acima do peso.

É triste acompanhar seu dia a dia conhecendo sua história. Não venha com essa de que “santo de casa…”, porque esse argumento não é suficiente! Ao contrário, já que o exemplo é a melhor forma de motivar as pessoas.

Na realidade, o que acontece com ele não é diferente da maioria dos sedentários, membros de tal clube. A jornada pesada de trabalho, o estresse, a falta de tempo, a vontade de chegar logo em casa e ver a família, sendo que há tão pouco tempo para ela…Além do mais, exercício, normalmente, não é prazeroso para os que iniciam! Seria melhor passar o tempo livre de forma prazerosa, relaxando no sofá, tomando uma cerveja num happy hour, batendo papo ou compartilhando uma refeição (calórica) com alguém que amamos.

Engorda-se, o que parece “normal”, já que a maior parte das pessoas em volta está assim. Perde-se a disposição para sair de casa e fazer qualquer atividade que gere mais esforço, mas é coisa da “idade”, todo mundo passa por isso.

A mente encontra desculpas e aceita que tudo vai bem. Por alguma preocupação com a saúde, até se inicia uma tentativa de ser mais ativo, mas, a ociosidade é uma força magnética quase impossível de vencer e o corpo volta ao seu estado normal, que me lembra “the walking dead”, ou melhor “the seating dead”.

O sedentarismo tem sido apontado como fator de risco para doenças cardiovasculares maior do que o fumo. Esse estilo de vida tem levado milhares de jovens executivos à morte prematura, pais de família, morrendo por não terem encontrado a motivação de mudar seus hábitos. Sem falar na morte em vida, pois sem disposição para sair do sofá, ela é vivida pela tela de uma televisão?

Enquanto isso, nos conformamos com a situação, nossos cônjuges correndo o risco de morrer precocemente, conosco ao lado deles no sofá? Lá em casa, não! Desafie também quem você ama!

Cristiane Peixoto - Mestre em Educação Física no Envelhecimento pela USP, membro do WTTC Masterminds Team e criadora do Método Águia – desenvolvendo idosos saudáveis.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 22 de Novembro de 2017
Terça, 21 de Novembro de 2017
Segunda, 20 de Novembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)