Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

09/04/2014 06:31

O rodízio foi idealizado pela família Ongarato, segundo site

Tribuna MS
Albimo Ongaratto e Dona Vila não criaram apenas o rodízio, mas também sólidas bases familiaresAlbimo Ongaratto e Dona Vila não criaram apenas o rodízio, mas também sólidas bases familiares

O site Tribuna MS publicou em 30 de agosto de 2012 uma reportagem dando a família Ongarato, do Gramadão, o crédito de ter iniciado o sistema rodízio de atendimento em churrascarias. Teria sido de forma involuntária. Leia:

 

Albimo Ongaratto e Dona Vila não criaram apenas o rodízio, mas também sólidas bases familiares que, mesclando a tradição e evolução desenvolveu um excelente atendimento personalizado e amigável, refletindo a filosofia dos Jardins Grill que é administrada com muito orgulho pela sua terceira geração.

A casa, que já nasceu com uma tradição de mais de 40 anos, serve o melhor rodízio de carnes e massas, um completíssimo buffet de saladas e um “sushiman” para preparar um sushi de acordo com a vontade do “freguês”. Desde o couvert até à sobremesa, todos os pratos dos Jardins Grill são elaborados como se fossem únicos.

A história do rodízio mescla-se com a história da família Ongaratto.

Segundo a Associação das Churrascarias de São Paulo, a versão mais aceita sobre o nascimento do rodízio aconteceu em meados da década de 60, na churrascaria Jacupiranga, comandada por Albino Ongaratto, na cidade de registro em São Paulo.

Conta a lenda que um belo dia, um atrapalhado garçom começou a trocar os pratos de várias mesas.

Quem havia pedido galeto recebeu costela e o filé veio no lugar da linguiça. A confusão já era generalizada com todos os clientes querendo pegá-lo pelo colarinho, quando Albino Ongaratto, para resolver a situação, começou a servir todos os pratos para todas as mesas.

O que antes era ira passou a ser alegria e o Brasil ganhou um novo sistema próprio de atendimento que tomou conta do País e hoje é conhecido e apreciado internacionalmente.

Albimo Ongaratto e Dona Vila não criaram apenas o rodízio, mas também sólidas bases familiares
A tradição do bem servir é de família

Tradicional em Curitiba, o restaurante Frangão oferece um ótimo rodízio de carnes e massas.

Mas essa história começa há algumas gerações atrás.

A família Ongatto tornou-se referência de churrascaria graças ao senhor Albino.

No início, ainda jovem, partiu de nova Bréscia, RS, com sua esposa e cinco filhos em direção ao interior de São Paulo, desacreditado pela família e sem garantia alguma de que algo poderia dar certo.

Tentou a sorte na cidade de Jacupiranga, sem sucesso, e mais tarde, apostando a sorte numa churrascaria em Registro, o negócio prosperou. Foi lá que, segundo a Associação das churrascarias do Estado de São Paulo, nasceu o Sistema de Rodízio em meados da década de 60.

Nascimento dos netos, crescimento da família Ongaratto

Abertura da 1ª Churrascaria em Curitiba
Albino tornou-se conhecido nacionalmente e inaugurou outras churrascarias em São Paulo e no Paraná. Para dar continuidade aos negócios, os conhecimentos do empresário foram passados para seu único filho homem, Mairos Luiz Ongaratto, que anos mais tarde repassou para seu filho, Alessandro Z. Ongaratto. Assim começou a história da família Ongaratto.

Jorge Ongaratto em 1976 era garçom em Itatiba/SP, e após um ano passou a ser gerente na Churrascaria Minuano em ITU, onde se casou com a Rosemary Bellucci, e em 1975 mudou-se para Fernandópolis/SP, adquirindo a churrascaria Murini. Ficou na administração até ano de 1991, quando encerrou a sociedade e adquiriu um novo empreendimento em Votuporanga-SP, no posto Vilar, denominado Churrascaria Estrela do Sul.

Em 1994 começou a construir o Posto e Churrascarias Gramadão entre Fernandópolis e Votuporanga SP. No ano de 1996 foi inaugurada a Churrascaria Gramadão.

Ao passar dos anos foram conquistados novos empreendimentos em conjunto com seus filhos Douglas Ongaratto e Fabiano Ongaratto, em Paranaíba-MS (Posto Daniel), São José do Rio Preto e Cassilândia/MS (o Auto Posto Esplanada), que completou um ano em 01/10.

NR: Douglas arrendou o restaurante do Auto Posto Esplanada e comandava em Cassilândia mais um Gramadão.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)