Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: o ritual de cada corredor

Mundo Fitness

Renato Dutra (Tribo em Forma) - 07 de julho de 2022 - 11:00

Mundo Fitness: o ritual de cada corredor

Se tem algo que cada um faz de um jeito, é a corrida…rs. Sim, porque já vi e ouvi de tudo! Gente que alonga, aqueles que começam andando e outros que já saem correndo, literalmente no pique! E algo que me fascina é o porquê cada um justifica seu ritual. Parece que há uma preparação praticamente espiritual (aliás, talvez seja) para o ato de correr. Alguns saem correndo e nem aí. Outros demoram e chegam a levar dez minutos para começar a correr. Isso sem falar nos alongamentos….rsrs. O fato é que cada amigo corredor tem o seu ritual de largada.

Acredito que boa parte de nós seja supersticioso, inclusive, pois temos em geral dificuldade em mudar o jeito de começar a corrida. Se por algum acaso houver uma mudança, aí ficamos sem chão. Uma vez, um amigo me convidou para correr. Até aí, tudo bem. No entanto, eu teria que ir até a casa dele (bem longe, por sinal). Aceitei, mas já receoso de antevéspera…rs. E todo o meu ritual havia ido por corrida abaixo…Pra resumir, cheguei lá, tudo escuro (era cedo) e eu fui lá, seguindo ele. Se me deixassem lá, era só sentar e chorar…hahaha….fui acompanhando e conversando (fingindo que estava à vontade….rs).

Final das contas, a experiência foi boa. Aliás, muito boa! Ampliei meus limites. Vivi uma experiência diferente. A sensação de aparente desconforto foi substituída por novidade. E um novo trajeto, uma nova perspectiva me trouxe novo fôlego à minha corrida. E eu, que só que queria saber de sair do mesmo lugar, fazer o mesmo trajeto, etc.

A corrida vai além do correr. Parece uma frase pobre, mal construída (talvez seja…kkk), mas que na verdade evidencia que podemos correr em praticamente qualquer lugar, a qualquer hora. Eu já corri até em aeroporto e depois conto essa história. Enfim, parece que não há lugar, momento, tempo…precisa mesmo é correr…

Renato Dutra é professor de educação física, assessor de corrida, Graduado pela USP (CREF911G-SP); Pós Graduado pela UNIFESP; Colunista VEJA (2007-2014); Comentarista de Triatlo SporTV 2007-2010; Diretor Técnico da maior assessoria do Brasil (Run & Fun) 2010-2015; Colunista Sport Life 2014-2017; Autor do livro Dieta dos Passos e Malhação para Adolescentes. Contato: [email protected]

SIGA-NOS NO Google News