Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O recém-nascido enxerga?

Pediatra Digital - 24 de janeiro de 2017 - 09:00

Sempre que vamos visitar um recém-nascido ou bebê de pouco tempo de vida escutamos/perguntamos ou apenas pensamos: será que ele está me vendo ? Esta também é uma pergunta que é muito questionadas por mães e pais.

Em 1996, T.G.R Bower, um famoso pesquisador que dedicou toda sua carreira para o estudo de recém-nascidos conseguiu demostrar que recém-nascidos a termo são capazes de reconhecer o rosto da mãe quartro horas depois do nascimento. Além disso, observou-se que os bebês apresentam preferência para padrões abstratos e são especialmente atraidos por contornos nítidos e pelo contraste claro/escuro. Eles também podem reconhecer e mostrar interesse por cores primárias como vermelha, azul e amarelo. Ou seja, o recém nascido enxerga.

A visão do RN é melhor na distância entre 20 ou 25 cm de distância. Testes cuidadosamente realizados provaram que ele procura enxergar um objeto amarelo ou vermelho colocado a 20cm de seus olhos, a sua face se ilumina, ele mantém o corpo quieto e procura seguir o objeto, virando vagarosamente a cabeça. Isso não é surpreendente se percebemos que essa é aproximadamente a distância entre o rosto do bebê e o rosto da mãe enquanto ocorre a amamentação. Se objetos forem movidos perto ou longe demais, eles sairão do foco e serão vistos apenas vagamente.

As conexões neurais no sistema visual formam-se nos três primeiros meses de vida e requerem uma boa visão em ambos os olhos. A capacidade do bebê de enxergar detalhes menores e com maior clareza e nitidez melhora nos três meses seguintes e continua melhorando nos próximos anos.

Através de todas essas experiências visuais, o bebê está sempre aprendendo. Ele assimila novas imagens, codifica-as na memória, começa a categorizá-las e familiariza-se com elas. Os bebês adoram olhar para o rosto dos pais, que em pouco tempo torna-se imensamente importantes para eles.

SIGA-NOS NO Google News