Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/04/2008 10:54

O recado do Cheida: Terra dos homens

Luiz Eduardo Cheida
Cassilândia NewsCassilândia News

"A terra nos ensina mais sobre nós mesmos que todos os livros. Porque nos oferece resistência. Ao enfrentar um obstáculo, o homem aprende a se conhecer. Contudo, para superá-lo, ele necessita de uma ferramenta. Uma plaina, um arado. O lavrador, em sua labuta, vai arrancando lentamente alguns segredos à natureza... e a verdade que obtém é universal.

Tenho ainda, diante dos olhos, a imagem de minha primeira noite de vôo na Argentina - uma noite escura onde cintilavam isoladas, como estrelas, as raras luzes esparsas na planície.

Cada uma assinalava, naquele oceano de trevas, o milagre de uma consciência. Naquele lar, alguém lia, ou meditava, ou entregava-se a confidências. Naquele outro, talvez, alguém procurava sondar o espaço, consumia-se em cálculos a respeito da nebulosa de Andrômeda. Mais além, alguém amava. De longe em longe luziam esses fogos na campanha, pedindo sustento. Até os mais discretos: o do poeta, o do professor, o do carpinteiro. Mas entre essas estrelas vivas, quantas janelas fechadas, quantas estrelas extintas, quantos homens adormecidos...

É preciso fazer um esforço para se reunir. É preciso tentar se comunicar com alguns desses fogos que ardem, de longe em longe, na campanha."


Saint-Exupéry escreveu este preâmbulo em seu livro Terre des Hommes.

No meio ambiente, a maioria dos grandes problemas globais, nada mais são que a soma dos pequenos problemas locais. Que ocorrem perto de onde você mora, no local em que seu filho estuda, próximo de onde sua mulher trabalha. Aqui e acolá. São fogos que ardem de longe em longe.
Ao escrever aquele preâmbulo, Saint-Exupéry não fazia referências à ecologia. Mas, se as verdades são etenas, tão duráveis quanto elas, são as leis que regem o mundo natural. Por isso, hoje, tanto quanto ontem: é preciso tentar se comunicar com alguns desses fogos que ardem, de longe em longe...

Até porque eles são raras luzes esparsas na planície e, neste oceano de trevas, cada um deles assinala o milagre de uma consciência.

Assim se constróem as redes de soluções na terra dos homens.

Um forte abraço e até sexta que vem.



Luiz Eduardo Cheida é médico, deputado estadual e presidente da Comissão de Ecologia da Assembléia Legislativa do Paraná. Premiado pela ONU por seus projetos ambientais, foi prefeito de Londrina, secretário de Estado do Meio Ambiente, membro titular do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e do Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)