Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: tudo que você sempre acreditou sobre musculação e não é verdade

Mundo Fitness

Minha Vida - 31 de maio de 2022 - 11:00

Mundo Fitness: tudo que você sempre acreditou sobre musculação e não é verdade

Existe uma série de crenças sobre a musculação que não correspondem com a realidade. A seguir, listei as principais delas e expliquei porque não são verdadeiras:

Alongamento é essencial

O alongamento não é tão importante assim por dois motivos. O primeiro é que não existe na ciência algum estudo que associe o fato de fazer alongamento antes do treino de força (musculação) com prevenção de lesões. Essa é uma das crenças mais antigas e ainda hoje existe dentro do ambiente de academias.

O segundo motivo é que se a pessoa fizer um alongamento muito intenso antes do treino da musculação ela pode até perder força muscular. Isso acontece por causa da diminuição do número de pontes cruzadas que são unidades contrateis localizada no sarcomero, um dos componentes básicos do músculo estirado, e podem ser vistas apenas por microscópio.

"Sem dor, sem resultados"

Mais ou menos, por mais incrível e assustador que pareça o ato de se fazer exercícios musculares tem como objetivo gerar uma inflamação muscular e para sofrer menos o musculo tenta se readaptar, é nesse processo que acontece o aumento de força e hipertrofia muscular. A dor é o principal indicador do nível de inflamação que foi causado nesse musculo mas não é uma regra que o fato de não sentir dor também tem relação com alguém que não treinou o suficiente, pois tudo vai depender dos objetivos, realidade e biotipo de cada um.

Claro que para um sedentário existe o risco de ter muita dor no dia seguinte mesmo com um treino leve, isso pode ser minimizado com um planejamento mais coerente com a realidade de cada um e é muito importante pensar nisso porque se gerar uma dor muito forte logo no inicio aumenta as chances de desistência o que é muito pior. Por outro lado, os mais treinados tem que se esforçar muito para sentir a dor, isso porque o corpo já está muito adaptado aos treinos mas o que tem que ficar claro é que essa ausência de dor não quer dizer que o treino não está tendo progresso.

"Quanto maior o peso, mais os músculos vão crescer"

Durante o processo de treino existem vários outros indicadores que devem ser monitorados e esses sim vão dizer o quanto seu estímulo (treino) está sendo o suficiente para seus músculos crescerem mais. Dentre eles temos o volume de series por grupo muscular semanal, a distribuição desses exercícios de acordo com o período de descanso, quais são os tipos de exercícios, a quantidade de repetições, a velocidade de contração, o método que está usando, a amplitude de movimento, se existe sobre carga continua e sustentável e, por fim, a carga que é de fato o quanto de peso será levantado. Perceba que ela é apenas uma variável dentre várias outras que vão ser responsáveis pelo resultado. No dia a dia não é incomum encontrar pessoas que usam cargas altíssimas, fazendo o exercício todo errado, sem planejamento e além de não terem resultados só aumentam os riscos de lesões.

Exercícios na máquina são melhores do que os livres

Pensando no trabalho de longo prazo não é bem assim, existem prós e contras de usar máquinas e exercícios livres principalmente se pensarmos na hipertrofia, na ciência, por exemplo, existem estudos que mostram que o supino livre tradicional tem mais recrutamento muscular do que o supino máquina, mas por outro lado na máquina você consegue ter mais aumento de carga sem correr tanto risco na minha opinião um bom trabalho combinando essas duas formas de exercícios vão trazer os melhores resultados.

Suar durante o exercício significa que você está fora de forma

O suor é simplesmente uma forma do seu corpo eliminar calor, quando uma pessoa começar a fazer exercício ela vai gradativamente aumentando a temperatura corporal e o suor é um mecanismo de proteção. O que acontece no dia a dia é que as pessoas mais obesas e mais sedentárias aumenta essa temperatura mais rápido e talvez por isso tenham a impressão de suar mais. Outro ponto que vale a pena deixar claro é que o fato de não suar não significa que não treinou, principalmente em dias secos onde não dá tempo desse suor se acumular sobre a pele pois já é imediatamente absorvido pelo ar seco.

SIGA-NOS NO Google News