Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/07/2016 11:00

O que treinar quando o tempo está curto?

Portal Educação Física

 

A rotina puxada do dia a dia não permite, muitas vezes, que o atleta se dedique como deveria aos treinos de musculação, ainda mais quando esse tempo livre é dividido com outras atividades, como corrida, ciclismo ou natação. Quem se enquadra, portanto, nesse perfil deve buscar fazer um treinamento diferenciado em que os esforços sejam de alta intensidade e de curta duração, e intercalados com períodos de recuperação.

De acordo com Alexandra Yamaguti, professora da rede de academia Cia Athletica, os exercícios de treinamento intervalado de alta intensidade devem ser feitos com mais atenção para se obter resultado. “Os movimentos precisam ser mais precisos e eficientes, executados com grande amplitude e envolver grandes e vários grupos musculares”, explica.

Atualmente, os métodos de treino intervalado de alta intensidade mais praticados são:

1) Protocolo de Tabata: segundo estudos científicos desenvolvidos por Izumi Tabata, no Japão, foi criado um protocolo de 4 minutos que envolvem 8 ciclos de 20 segundos de exercícios realizados na intensidade máxima, com intervalo de 10 segundos de descanso.

2) Protocolo de Gibala: feito pelo pesquisador canadense Martin Gibala, consiste em um aquecimento de 3 a 5 minutos, com 8 a 12 séries de exercícios de 60 segundos em intensidade de 60% do Vo2 máximo, com 60 segundos de descanso, seguido de 5 minutos de desaquecimento.

“Esses protocolos podem ser usados em atividades como: andar, corrida, ciclismo, natação, entre outras diversas atividades; e podem ser intercalados com exercícios musculares como: push up (flexões de braço), squat (agachamentos), abdominais, pull up (barra), burpees, box jump (salto na caixa), wall ball (bola na parede), entre outros”. O treinamento deve ser realizado de 2 a 3 vezes por semana ou, dependendo da intensidade, até 5 vezes por semana.

(Fonte: Alexandra Yamaguti, professora da Cia Athletica, unidade Anália Franco)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)