Cassilândia, Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020

Últimas Notícias

08/07/2020 07:50

O que se comemora no dia 8 de julho

A tradição mais popular relacionada à rainha Santa Isabel é conhecida como “milagre das rosas”.

Redação
Foto: Supermercado EscolaFoto: Supermercado Escola

No Brasil, o Dia do Padeiro é comemorado em 8 de julho. Diz a lenda que essa data tem origem em um fato ocorrido em Portugal, em 1333, época da rainha Santa Isabel, a padroeira dos panificadores e padeiros. A tradição mais popular relacionada à rainha Santa Isabel é conhecida como “milagre das rosas”.

Certo dia, segundo a tradição, quando a rainha se preparava para distribuir os pães, o rei Dom Dinis I encontrou-a e exigiu que lhe mostrasse o que escondia em seu avental. Isabel de Aragão respondeu que carregava rosas, mas o rei não acreditou e pediu para que ela mostrasse o que escondia. Ao abrir o avental, várias rosas vermelhas caíram ao chão. Dom Dinis não se conteve e beijou as mãos da esposa, retirando-se enquanto os súditos presentes (que iam receber os pães) começavam a gritar: “Milagre! Milagre!”.

Não nos cabe questionar a tradição oral que deu origem à comemoração do Dia do Panificador, mas a santa auxiliava os necessitados em uma época em que Portugal passava por um período de miséria que atingiu a quase todas as classes sociais. Historicamente, sabe-se que, na tentativa de solucionar o problema, a rainha mandou empenhar as suas joias e, com o dinheiro, encomendou trigo em lugares longínquos para abastecer o celeiro real português e, no moinho, eram produzidos os pães. E manteve, dessa maneira, seu conhecido costume de distribuir pães aos pobres em momentos de crises.

Assim, Santa Isabel é considerada a padroeira dos panificadores. A Rainha Santa, como ficou conhecida, foi beatificada e, posteriormente, canonizada pela Igreja Católica.

Por Sabor a Vida

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 22 de Outubro de 2020
15:02
Saber não ocupa lugar
Quarta, 21 de Outubro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)