Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O que pretende Ziller na Anatel

Carolina Pimentel/ABr - 08 de janeiro de 2004 - 08:21

Levar Internet em alta velocidade para as escolas, hospitais e bibliotecas públicas do país. Esta é uma das prioridades do novo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Pedro Jaime Ziller.

Segundo ele, na próxima semana, serão colocados em consulta pública os planos geral de outorgas e de metas de universalização do novo serviço público que vai usar recursos do Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust).

Ziller disse também que o reajuste das tarifas telefônicas vão ser feitas de acordo com a lei. “Tem que ser olhado o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos. Foi isso que foi feito da outra vez é isso que será feito. O consumidor pode ficar tranqüilo, que o equilíbrio econômico-financeiro será mantido. E quando se fala no que equilíbrio se fala na empresa, no consumidor e no governo”.

Ziller informou ainda que os investidores também podem ficar calmos já que os contratos do setor de telefonia vão ser mantidos. Quanto a troca na presidência da agência reguladora. Ziller disse que a substituição é um “ato de vontade do presidente da República”. “Não houve nenhuma troca fora da lei”, enfatizou.

Ele destacou que o fato de também ter sido nomeado para a presidência apenas por um ano, mostra claramente á vontade do presidente Lula. E acrescentou que a troca não afeta na independência da Anatel.

Em seu discurso de transmissão de cargo, Ziller informou que a agência não deve temer mudanças. Segundo ele, as mudanças são necessárias para que a Anatel acompanhe as alterações do mercado de telecomunicações.

Pedro Jaime Ziller disse ainda que o cargo de presidente de Anatel é de grande importância para sua carreira e lamentou a saída do ex-presidente, Luiz Guilherme Schymura, da Anatel.

Perfil

Pedro Jaime Ziller de Araújo formou-se em 1969, em engenharia eletricista, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com extensão universitária em Informática.

Aposentado desde julho de 2002, trabalhou mais de 20 anos na operadora de telefonia de Minas Gerais, Telemig, onde foi gerente de Desenvolvimento de Sistemas, assessor de Planejamento e Controle na Diretoria de Operações, coordenador de Projetos de Comunicação de Dados, gerente de Planejamentos de Redes da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Ziller também foi assessor especial de Sistemas da Vice-presidência da Telebrás. Desde 1989 é filiado ao sindicato e a federação dos trabalhadores de telecomunicações e foi diretor das entidades.

Antes de assumir a presidência da Anatel, Ziller ocupava a secretária de Telecomunicações do Ministério das Comunicações.


SIGA-NOS NO Google News