Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O que prejudica a produção da banana

Agência Notisa - 23 de setembro de 2004 - 14:12

A região nordeste é a principal produtora de bananas do país, concentrando cerca de 40% da área total da produção nacional. A explicação está no fato de o Nordeste possuir condições climáticas tropicais para o desenvolvimento e produção da cultura. No entanto, mesmo favorecida pelo clima, a região tem apresentado uma produção aquém do seu potencial, o que ocorre, em grande parte, em função da salinização das áreas irrigadas, que interfere na produtividade das bananas. Essa é a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores da escola Superior de Agricultura de Mossoró (RN) e da Escola Agrotécnica Federal de Iguatu (CE).

A pesquisa buscou avaliar os efeitos da salinidade da água de irrigação em duas cultivares de bananeira, acompanhando seu desenvolvimento vegetativo. De acordo com artigo publicado, em dezembro de 2003, na Revista Brasileira de Fruticultura, o experimento foi desenvolvido na área do Parque Zôo-botânico da ESAM, entre julho de 1999 e janeiro de 2001. As irrigações foram feitas diariamente ou a cada dois dias, e os fatores estudados foram: altura das plantas, diâmetro do pseudocaule, número de folhas e área foliar (das folhas).

Segundo os pesquisadores, todos os quatro fatores foram afetados pela salinidade da água de irrigação. A altura das plantas, por exemplo, foi reduzida com o aumento da salinidade, não atingindo o seu potencial. Eles explicam que “o menor crescimento e desenvolvimento vegetativo das plantas em tratamentos mais salinos podem ser associados à diminuição da absorção de água pelas plantas”. Houve redução também no diâmetro do pseudocaule, no número de folhas e na área foliar. No entanto, na época de chuvas, a interferência da salinidade foi menor, o que pode ser explicado pelo processo de lixiviação que reduz o sal do solo, já que este é carregado pela água da chuva.

A equipe alerta para o fato de que “normalmente a salinidade em áreas irrigadas é conseqüência do uso de água de qualidade não adequada, associado ao manejo do solo-água-planta”. Associada à falta de tecnologias disponíveis e adequadas para a sua exploração, a produtividade acaba sendo prejudicada. Por isso, é necessário que haja um controle da salinidade da água utilizada na irrigação. Só assim será possível atingir o potencial de produtividade da região.

Agência Notisa (jornalismo científico - scientific journalism)

SIGA-NOS NO Google News