Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/09/2004 14:12

O que prejudica a produção da banana

Agência Notisa

A região nordeste é a principal produtora de bananas do país, concentrando cerca de 40% da área total da produção nacional. A explicação está no fato de o Nordeste possuir condições climáticas tropicais para o desenvolvimento e produção da cultura. No entanto, mesmo favorecida pelo clima, a região tem apresentado uma produção aquém do seu potencial, o que ocorre, em grande parte, em função da salinização das áreas irrigadas, que interfere na produtividade das bananas. Essa é a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores da escola Superior de Agricultura de Mossoró (RN) e da Escola Agrotécnica Federal de Iguatu (CE).

A pesquisa buscou avaliar os efeitos da salinidade da água de irrigação em duas cultivares de bananeira, acompanhando seu desenvolvimento vegetativo. De acordo com artigo publicado, em dezembro de 2003, na Revista Brasileira de Fruticultura, o experimento foi desenvolvido na área do Parque Zôo-botânico da ESAM, entre julho de 1999 e janeiro de 2001. As irrigações foram feitas diariamente ou a cada dois dias, e os fatores estudados foram: altura das plantas, diâmetro do pseudocaule, número de folhas e área foliar (das folhas).

Segundo os pesquisadores, todos os quatro fatores foram afetados pela salinidade da água de irrigação. A altura das plantas, por exemplo, foi reduzida com o aumento da salinidade, não atingindo o seu potencial. Eles explicam que “o menor crescimento e desenvolvimento vegetativo das plantas em tratamentos mais salinos podem ser associados à diminuição da absorção de água pelas plantas”. Houve redução também no diâmetro do pseudocaule, no número de folhas e na área foliar. No entanto, na época de chuvas, a interferência da salinidade foi menor, o que pode ser explicado pelo processo de lixiviação que reduz o sal do solo, já que este é carregado pela água da chuva.

A equipe alerta para o fato de que “normalmente a salinidade em áreas irrigadas é conseqüência do uso de água de qualidade não adequada, associado ao manejo do solo-água-planta”. Associada à falta de tecnologias disponíveis e adequadas para a sua exploração, a produtividade acaba sendo prejudicada. Por isso, é necessário que haja um controle da salinidade da água utilizada na irrigação. Só assim será possível atingir o potencial de produtividade da região.

Agência Notisa (jornalismo científico - scientific journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)