Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O que os profissionais liberais não sabem sobre o Carnê Leão 2015

Silvone G. Barbosa - 15 de janeiro de 2015 - 20:51

A partir de Janeiro de 2015 já estão valendo as NOVAS regras para apuração do Carnê Leão para os profissionais liberais. Os médicos, odontólogos e outros profissionais da saúde, assim como os advogados deverão identificar mensalmente seus clientes no programa de Carnê Leão, conforme estabelecido pela Instrução Normativa RFB nº 1531 de 19/12/2014.


A receita Federal disponibilizará o programa multiplataforma Recolhimento Mensal Obrigatório (Carnê Leão), no qual o profissional fará seu próprio cadastro e de seus clientes, informará o valor dos serviços realizados mensalmente, fará a respectiva apuração e emitirá o Imposto de Renda devido a cada mês. As informações geradas durante o ano serão importadas para a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda a ser apresentada até abril do ano seguinte.


Lembrando que é o recolhimento mensal do Imposto de Renda (Carnê Leão), já era obrigatório para todos os profissionais liberais, para os trabalhadores sem vínculo empregatício, assim como recebimento de aluguel e outros valores de Pessoas Físicas acima de R$ 1.787,77 em cada mês no ano de 2014.


Alertamos também que no período de 02 de março a 30 de abril de 2015 a Receita Federal estará recepcionando as declarações de Imposto de Renda de 2014. A declaração de Imposto de Renda é um documento hábil para comprovação de renda, desta forma os contribuintes deverão se organizar para fazer a entrega dentro do período citado, para que tenha validade como comprovante de rendimentos.
Fonte:


Rastro Legal Assessoria Contábil e Tributária Ltda
Silvone G. Barbosa - Contador

SIGA-NOS NO Google News