Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 18 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O que fazer quando o bebê vai para o UTI?

Escolha de mãe - 18 de fevereiro de 2017 - 09:00

O desejo de toda mãe é poder sair da maternidade com o bebê saudável nos braços. Dá um aperto no peito só de imaginar que alguma coisa pode acontecer, não é mesmo? Mas, infelizmente, algumas mães (e principalmente seus filhos) enfrentam uma longa batalha antes do sonho virar realidade.

Por alguma complicação na gravidez ou durante o nascimento, o bebê pode nascer antes do tempo esperado (prematuros) ou precisar de cuidados especiais logo após o parto. Por isso, os médicos o encaminham para a UTI, para que tenha um acompanhamento mais de perto.

Os dias dentro de uma Unidade de Tratamento Intensivo são de altos e baixos. É uma vitória a cada dia e as mães precisam estar preparadas para encarar os desafios. E é claro que cada uma encontrará sua maneira de dar suporte ao bebê, mas tentamos separar algumas dicas para tentar encarar a situação:

A gente precisa ser forte? Sim! Mas é preciso se permitir chorar também. Além da situação, há as alterações hormonais do pós-parto, com os hormônios ainda voltando ao lugar.
Pergunte sempre sobre a situação do bebê. E não fique com vergonha de fazer o mesmo questionamento mais de uma vez. Os termos médicos podem ser complicados, você pode estar de cabeça cheia ou a situação pode mudar ao longo dos dias.
Por mais que seja difícil, tente arejar a cabeça. Dormir um pouco em casa, dar uma caminhada, ver um programa na televisão podem ajudar. É complicado, já que seu pensamento estará sempre com o bebê, mas tais atitudes podem servir como uma maneira de “recarregar as energias”.
Converse com outros pais que estão passando pelo problema, troque experiências.
Aceite ajuda dos amigos, da família. As tarefas de casa, o cuidado com outro filho e a alimentação acabam ficando em segundo plano.

SIGA-NOS NO Google News