Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/04/2007 15:40

O que fazer na luta contra a pressão alta

Este ano, o governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) promove o 1º Encontro Estadual de Atualização em Hipertensão para comemorar o Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial, no dia 26 de abril.



O Encontro será realizado em Campo Grande nos dias 25, 26 e 27. O objetivo do é atualizar e alertar tanto os profissionais que trabalham na área quanto a população sobre os riscos da hipertensão, já que é uma doença que não apresenta sintomas. A hipertensão – também conhecida como pressão alta – pode ocorrer em qualquer pessoa. No entanto, é mais comum em adultos, idosos, negros, em pessoas com diabetes e em quem já tem casos na família.



Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), uma forma agradável da pessoa se prevenir contra a pressão alta é manter uma boa alimentação e praticar atividades físicas, pois fortalece o organismo e relaxa. Além disso, ajuda a reduzir o triglicérides, o colesterol, combate o diabetes e a obesidade. Ainda de acordo com a SBC, praticando exercícios regularmente (no mínimo três vezes por semana) diminui-se bastante os riscos de pressão alta. Algumas pessoas até deixam de ser hipertensas apenas com práticas de exercícios.



O encontro contará com palestras exclusivas para os profissionais de saúde, que serão realizadas no Sesc Horto; com aferição de pressão, medida de massa corporal e atividades culturais, na praça Ari Coelho; além de atividades esportivas e apresentação de coral, na praça do Belmar Fidalgo.



Confira algumas das dúvidas mais freqüentes sobre hipertensão:



* QUEM É HIPERTENSO? Toda pessoa que tem pressão igual ou superior há 14x9;
* O QUE PODE CAUSAR A HIPERTENSÃO? Fatores hereditários, idade avançada, raça predominantemente negra, excesso de peso pode agravar a doença, alimentação com horários irregulares, quantidades exageradas, excesso de temperos e condimentos industrializados e ricos em sódio, além do sal, falta de exercícios físicos, consumo exagerado de bebidas alcoólicas, drogas, cigarro, etc e obesidade infantil – devido ao consumo de lanches rápidos e gordurosos, refrigerantes, frituras e falta de atividade física.
* SINTOMAS: O hipertenso pode não apresentar sintomas por dias, meses e até anos; no entanto, se a pessoa começar a apresentar dores de cabeça localizadas principalmente na região da nuca e batimentos do coração acelerados, deve procurar um médico.
* EVITAR: Para ter uma boa saúde, a pessoa deve evitar carnes gordas e embutidos como mortadela, salames, salsichas, lingüiças, bacon, presuntos, apresuntados e carne seca ou charque; enlatados de todos os tipos, molhos e temperos industrializados, macarrão, sopas e caldos industrializados; salgadinhos, amendoim, paçoca, manteiga e margarina, shoyo; água mineral com gás, águas tônicas e bebidas isotônicas (tipo Gatorade), além de refrigerantes comuns, light e/ou dietéticos;
* ONDE PROCURAR AJUDA? Pode-se ter mais esclarecimentos e ajuda nos Centros de Saúde, Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde, com equipes de Saúde da Família e também com Agente Comunitário de Saúde.



Portal do Governo

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)