Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: o que fazer na luta contra a pressão alta

Mundo Fitness

Redação - 09 de outubro de 2023 - 11:00

Mundo Fitness: o que fazer na luta contra a pressão alta

A hipertensão também conhecida como pressão alta – pode ocorrer em qualquer pessoa. No entanto, é mais comum em adultos, idosos, negros, em pessoas com diabetes e em quem já tem casos na família.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), uma forma agradável da pessoa se prevenir contra a pressão alta é manter uma boa alimentação e praticar atividades físicas, pois fortalece o organismo e relaxa. Além disso, ajuda a reduzir o triglicérides, o colesterol, combate o diabetes e a obesidade. Ainda de acordo com a SBC, praticando exercícios regularmente (no mínimo três vezes por semana) diminui-se bastante os riscos de pressão alta. Algumas pessoas até deixam de ser hipertensas apenas com práticas de exercícios.

Confira algumas das dúvidas mais freqüentes sobre hipertensão:

* QUEM É HIPERTENSO? Toda pessoa que tem pressão igual ou superior há 14x9;

* O QUE PODE CAUSAR A HIPERTENSÃO? Fatores hereditários, idade avançada, raça predominantemente negra, excesso de peso pode agravar a doença, alimentação com horários irregulares, quantidades exageradas, excesso de temperos e condimentos industrializados e ricos em sódio, além do sal, falta de exercícios físicos, consumo exagerado de bebidas alcoólicas, drogas, cigarro, etc e obesidade infantil – devido ao consumo de lanches rápidos e gordurosos, refrigerantes, frituras e falta de atividade física.

* SINTOMAS: O hipertenso pode não apresentar sintomas por dias, meses e até anos; no entanto, se a pessoa começar a apresentar dores de cabeça localizadas principalmente na região da nuca e batimentos do coração acelerados, deve procurar um médico.

* EVITAR: Para ter uma boa saúde, a pessoa deve evitar carnes gordas e embutidos como mortadela, salames, salsichas, lingüiças, bacon, presuntos, apresuntados e carne seca ou charque; enlatados de todos os tipos, molhos e temperos industrializados, macarrão, sopas e caldos industrializados; salgadinhos, amendoim, paçoca, manteiga e margarina, shoyo; água mineral com gás, águas tônicas e bebidas isotônicas (tipo Gatorade), além de refrigerantes comuns, light e/ou dietéticos;

* ONDE PROCURAR AJUDA? Pode-se ter mais esclarecimentos e ajuda nos Centros de Saúde, Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde, com equipes de Saúde da Família e também com Agente Comunitário de Saúde.

Portal do Governo

SIGA-NOS NO Google News