Cassilândia, Quarta-feira, 23 de Maio de 2018

Últimas Notícias

19/04/2007 15:40

O que fazer na luta contra a pressão alta

Este ano, o governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) promove o 1º Encontro Estadual de Atualização em Hipertensão para comemorar o Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial, no dia 26 de abril.



O Encontro será realizado em Campo Grande nos dias 25, 26 e 27. O objetivo do é atualizar e alertar tanto os profissionais que trabalham na área quanto a população sobre os riscos da hipertensão, já que é uma doença que não apresenta sintomas. A hipertensão – também conhecida como pressão alta – pode ocorrer em qualquer pessoa. No entanto, é mais comum em adultos, idosos, negros, em pessoas com diabetes e em quem já tem casos na família.



Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), uma forma agradável da pessoa se prevenir contra a pressão alta é manter uma boa alimentação e praticar atividades físicas, pois fortalece o organismo e relaxa. Além disso, ajuda a reduzir o triglicérides, o colesterol, combate o diabetes e a obesidade. Ainda de acordo com a SBC, praticando exercícios regularmente (no mínimo três vezes por semana) diminui-se bastante os riscos de pressão alta. Algumas pessoas até deixam de ser hipertensas apenas com práticas de exercícios.



O encontro contará com palestras exclusivas para os profissionais de saúde, que serão realizadas no Sesc Horto; com aferição de pressão, medida de massa corporal e atividades culturais, na praça Ari Coelho; além de atividades esportivas e apresentação de coral, na praça do Belmar Fidalgo.



Confira algumas das dúvidas mais freqüentes sobre hipertensão:



* QUEM É HIPERTENSO? Toda pessoa que tem pressão igual ou superior há 14x9;
* O QUE PODE CAUSAR A HIPERTENSÃO? Fatores hereditários, idade avançada, raça predominantemente negra, excesso de peso pode agravar a doença, alimentação com horários irregulares, quantidades exageradas, excesso de temperos e condimentos industrializados e ricos em sódio, além do sal, falta de exercícios físicos, consumo exagerado de bebidas alcoólicas, drogas, cigarro, etc e obesidade infantil – devido ao consumo de lanches rápidos e gordurosos, refrigerantes, frituras e falta de atividade física.
* SINTOMAS: O hipertenso pode não apresentar sintomas por dias, meses e até anos; no entanto, se a pessoa começar a apresentar dores de cabeça localizadas principalmente na região da nuca e batimentos do coração acelerados, deve procurar um médico.
* EVITAR: Para ter uma boa saúde, a pessoa deve evitar carnes gordas e embutidos como mortadela, salames, salsichas, lingüiças, bacon, presuntos, apresuntados e carne seca ou charque; enlatados de todos os tipos, molhos e temperos industrializados, macarrão, sopas e caldos industrializados; salgadinhos, amendoim, paçoca, manteiga e margarina, shoyo; água mineral com gás, águas tônicas e bebidas isotônicas (tipo Gatorade), além de refrigerantes comuns, light e/ou dietéticos;
* ONDE PROCURAR AJUDA? Pode-se ter mais esclarecimentos e ajuda nos Centros de Saúde, Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde, com equipes de Saúde da Família e também com Agente Comunitário de Saúde.



Portal do Governo

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 23 de Maio de 2018
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)