Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

30/12/2013 18:08

O que faz uma consultoria de campo ser mais eficiente?

Nádia Korosue

Toda empresa franqueadora que deseja gerir sua rede com excelência deve, primordialmente, ter em sua estrutura organizacional uma equipe dedicada para realização de consultoria de campo. Esta é uma das estratégias mais utilizadas para fortalecer o relacionamento entre franqueado e franqueador e atingir os objetivos e expectativas das unidades, como o resultado global da rede de franquias.

Para ser eficiente deve ser realizada por profissional qualificado e experiente em gestão de negócios, que conheça muito bem o segmento e a atuação da empresa franqueadora bem como suas melhores práticas, sabendo adequá-las à cultura e comportamento da região de atuação dos franqueados para que possam atingir sua mais alta performance - ou seja, maximizar sua lucratividade e sua participação no mercado local de maneira sustentável.

Assim, é imprescindível que o consultor de campo tenha capacidade de realizar um diagnóstico da unidade, propor soluções, priorizar as ações e melhorias definidas, orientar, treinar, desenvolver, engajar e motivar o franqueado e a sua equipe e, principalmente, ter habilidade de comunicação e foco em resultados.

Com todo o conhecimento e habilidades mencionadas é grande a possibilidade que o consultor de campo faça com que todos atuem de acordo com o know how transmitido nos treinamentos, utilizem corretamente a marca e atinjam as metas e indicadores de desempenho definidos em planejamento estratégico.

É importante também classificar as unidades, segmentando-as por estágio de maturidade e experiência do franqueado, tempo de operação de franquia, entre outros, para que seja alocado o consultor de campo mais capacitado e apropriado para alcançar os objetivos definidos, bem como dimensionar de maneira mais assertiva possível à duração e frequência das visitas.

Outro fator chave para que uma consultoria seja bem sucedida é definir claramente quais são os objetivos de cada visita, determinando assim a atuação do consultor em cada unidade. Com isso, é possível otimizar suas atividades e atingir plenamente sua missão.

Durante a visita, o foco do consultor de campo deve ser tanto na padronização operacional, da marca e, principalmente, da gestão do negócio. Analisar relatórios de visitas realizadas anteriormente, avaliar se há mais informações estratégicas sobre a região de atuação, verificar se existem solicitações realizadas pelo franqueado que ainda não foram solucionadas, desenvolver um cronograma de visitas e um check list de atividades de acordo com o objetivo definido são alguns dos excelentes recursos utilizados para uma boa consultoria de campo.

Não se deve deixar de acompanhar a implantação das ações recomendadas para a solução dos problemas e também monitorar e mensurar os resultados da consultoria no curto, médio e longo prazo. A gestão das variáveis mencionadas é fator crítico de sucesso para uma consultoria de campo efetiva. O pós-visita é tão importante quanto a visita em si, pois é a partir daí que a relação de confiança se fortalece e em que é visto na prática as mudanças que impactam significativamente os resultados do negócio.

Por fim, como em qualquer consultoria de negócio, é importante avaliar o nível de satisfação dos franqueados com os serviços prestados pelo franqueador para que ajustes possam ser realizados e ser ainda mais efetivo no novo ciclo de visitas.

Nadia Korosue é administradora de empresas, especialista em projetos, sócia da GOAKIRA Consultoria.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)