Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O que falou Lula no programa Roda Viva

Ana Paula Marra/ABr - 07 de novembro de 2005 - 18:25

Terminou a gravação da milésima edição do programa Roda Viva, que vai ao ar hoje (7) pela TV Cultura a partir das 22h30. O programa, gravado no Palácio do Planalto esta manhã, traz uma entrevista exclusiva com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os temas das perguntas vão desde crise política e reeleição até o assassinato do ex-prefeito de Sandro André, Celso Daniel, em 2002, segundo o apresentador do programa, Paulo Markun. "Tudo foi discutido, falado e abordado. Se faltou alguma pergunta, foi por falta de tempo. Agora, eu torço para que o presidente tome gosto pela coisa e dê mais entrevistas exclusivas", disse o jornalista.

Markun contou que o programa recebeu 1.500 e-mails com sugestões de perguntas de telespectadores. Cerca de 25% eram sobre corrupção, 20% sobre economia e o restante de assuntos gerais. As perguntas feitas ao presidente Lula foram formuladas a partir de uma seleção das mensagens. Segundo ele, o presidente Lula respondeu a todas as perguntas feitas pelos cinco jornalistas convidados e mostrou-se "bem à vontade".

Segundo Markun, a participação do presidente Lula no Roda Viva foi resultado de seis meses de negociações com a Presidência da República. Esta será a primeira vez que Lula, depois de eleito presidente, concede uma entrevista a uma emissora de TV com vários jornalistas como entrevistadores. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso falou ao programa Roda Viva quatro vezes ao longo de seu mandato. Todas elas foram gravadas no Palácio da Alvorada.

Em função da reforma no Alvorada, cogitava-se gravar o programa na Granja do Torto, mas não foi possível. O local estava interditado por causa da visita do presidente dos Estados Unidos no último domingo.

O programa, que comemora 19 anos ininterruptos no ar, teve 14 apresentadores. A edição especial de hoje traz como entrevistadores alguns dos antigos apresentadores: Augusto Nunes, colunista do Jornal do Brasil; Rodolfo Konder, jornalista; Matinas Suzuki, diretor da rede de jornais Bom Dia; Roseli Tardeli, diretora-executiva da Agência de Notícias da AIDS e Heródoto Barbeiro, editor chefe e apresentador do jornal da TV Cultura e da rádio CBN. Todos ex-mediadores do Roda Viva.

SIGA-NOS NO Google News