Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O que é Rotary

Redação - 27 de julho de 2018 - 16:04

Muitas pessoas se deparam nas entradas das cidades com um monumento com uma engrenagem amarela escrita a palavra Rotary. Outros compram convites de festas e eventos e lá está novamente a tal engrenagem amarela. Outro ainda ouviram falar que se trata de um clube para “ricos” que se reúnem para jantar!

Mas, afinal o que é Rotary?


O Rotary International é uma associação mundial de mais de 34 mil Rotary Clubs espalhados em cerca de 200 países e regiões geográficas. Os associados de tais clubes são chamados rotarianos e integram uma rede global de cerca de 1,2 milhão de líderes profissionais e empresariais, que relacionam-se entre si e dedicam tempo e conhecimento a serviço de suas comunidades e do mundo.


Não é preciso ser “rico” para ser rotariano. É preciso ser uma pessoa líder em sua área de atuação e acima de tudo, ser uma pessoa comprometida em ajudar a melhorar a sua comunidade e o mundo. O Rotary não é elitista e é democrático em seus quadros sociais. Mas, o rotariano tem alguns compromissos financeiros, como a mensalidade do clube, que custeia sua parte administrativa. Espera-se que o rotariano tenha estabilidade financeira, é preciso estar bem antes de poder ajudar ao próximo.


Cada clube de Rotary tem um presidente, conselho diretor e presidentes de comissões, todos com mandatos de um ano. Nenhuma função no clube é remunerada. O Rotary não tem qualquer vínculo com nenhuma religião ou partidos políticos. Desta forma o ambiente é neutro e são bem-vindos associados de qualquer religião ou orientação política. Também não há restrição de gênero – homens e mulheres podem ser igualmente atuantes em Rotary.


As reuniões semanais têm a duração de aproximadamente uma hora. Nestas reuniões, os rotarianos fortalecem os vínculos de amizade através do relacionamento entre os associados. É comum ter uma refeição (café da manhã, almoço ou janta – dependendo do horário da reunião). Geralmente há uma palestra sobre assuntos de interesse do grupo. O presidente apresenta informações sobre os trabalhos do clube e oportunidades para servir à comunidade junto com o grupo. O ambiente é descontraído e centrado na amizade e no companheirismo.


Para fazer parte de um clube de Rotary procure um rotariano e informe-se sobre dia e horário de sua reunião. Comece a frequentar e ajudar nos trabalhos sociais do clube e com certeza você logo será convido a ser um sócio.
Se você já recebeu o convite para participar de uma reunião, parabéns, você foi considerado uma pessoa de caráter ilibado, um excelente profissional e uma pessoa digna de ser chamado de rotariano. Aproveite essa oportunidade. Conheça o Rotary.

Informações: Comissão Distrital de Imagem Pública  Distrito 4470

SIGA-NOS NO Google News