Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O que é o Intercâmbio de Jovens do Rotary

Redação - 19 de fevereiro de 2017 - 07:27

O Intercâmbio de Jovens do Rotary ou Programa de Intercâmbio de Jovens (PIJ) é um dos principais projetos do Rotary International (RI). Desde a década de 20, o Rotary International tem mandado jovens mundo afora para experimentar novas culturas. Todos os anos, milhares de estudantes do ensino médio são patrocinados por Rotary Clubs no mundo todo.

Atualmente, 82 países estão envolvidos no Programa de Intercâmbio do Rotary International que conta com a participação de, aproximadamente, 9000 jovens todos os anos.


Com mais de 32.000 clubes em todo o mundo, o Rotary International conta com uma imensa rede de voluntários prontos para servir dentro ou fora de suas comunidades, patrocinando um dos maiores programas de intercâmbio de jovens do mundo.


No Brasil, a procura pelos serviços do Rotary é intensa. Em 2001, por exemplo, o número de intercambistas envolvidos bateu o recorde com a marca de 1023 jovens, o que representou 55% dos intercambistas da América Latina.


Benefícios para os intercambistas


Ampliar a visão de mundo com o exercício de hábitos e costumes diferentes.
Aprender a melhor enfrentar difíceis situações e a tomar decisões.
Desenvolver maior capacidade de liderança.
Aprender uma língua estrangeira e tornar-se mais qualificado para uma colocação profissional.
Estudar e observar aspectos interessantes da vida e cultura do país hospedeiro.
Agregar informações e conhecimentos variados que farão diferença no futuro.
Conviver com os problemas e as soluções nas comunidades de um país diferente, exercitando a boa-vontade e o entendimento entre as nações (um dos princípios do Rotary).
Poder agir como embaixador do país de origem, levando aos Rotary Clubes e aos grupos de jovens de seu país hospedeiro um maior conhecimento sobre suas origens.

Tipos de Programa


Há dois tipos de programa do Intercâmbio de Jovens do Rotary ou Rotary Youth Exchange Program (YEP), em inglês. São eles:


O programa de longa duração
No qual o intercambista entre 15 e 19 anos cursa um ano letivo no exterior e mora na casa de uma ou até quatro famílias, sendo 3 o número mais comum.


O programa de curta duração
No qual o intercambista passa as férias no exterior. Geralmente não envolvem experiência acadêmica. A duração é de, em média, 2 meses.

Por Wikipédia

Para melhores informações procure o Rotary Club mais próximo de você.

SIGA-NOS NO Google News