Cassilândia, Sexta-feira, 27 de Novembro de 2020

Últimas Notícias

30/10/2020 18:00

O que é o estresse e como torná-lo seu aliado?

Polícia Civil do Estado de Goiás

Redação
O que é o estresse e como torná-lo seu aliado?

Todos os dias, nos deparamos com problemas que nos deixam irritados e logo falamos que estamos estressados, mas você sabe de fato o que é o estresse? O estresse é uma resposta biológica em situações de enfrentamento de adversidades, é uma solução que coloca o corpo em estado de “luta ou fuga” através da liberação de substâncias químicas como a adrenalina e o cortisol (hormônio de controle do estresse).

Isso significa que, quando encaramos uma situação aversiva, o nosso corpo fica em alerta para as possíveis consequências. Assim ficamos mais ágeis e atentos com o que nos cerca. Porém, em excesso, essas reações podem sobrecarregar nosso organismo e serem prejudiciais para a saúde tanto física quanto psicológica. Problemas cardíacos, dores no corpo e de cabeça, exaustão mental, insônia e baixa na imunidade são alguns dos efeitos negativos do estresse intenso e frequente.

A dose de adrenalina e cortisol no organismo pode ser benéfica quando moderada e justificada, pois o aumento da circulação sanguínea favorece o corpo com uma energia “extra”. Dessa maneira, estressados ficamos mais fortes fisicamente e mais focados e atentos aos estímulos. Compreender os benefícios dessas reações químicas altera a nossa relação com o estresse e, consequentemente, nossas respostas cognitivas e emocionais diante das adversidades, nos tornando mais produtivos e no controle de nossos sentimentos e ações.

Para o “bom uso” do estresse, é recomendado dosar os níveis de estresse e evitar a sobrecarga do organismo. A prevenção para o estresse crônico é conciliar os cuidados com a saúde física e mental, com os aspectos sociais da vida que apresentam possíveis estressores como o trabalho e o convívio familiar, por exemplo. Se você perceber constância de altos níveis de estresse, procure ajuda especializada e previna o adoecimento.

Responsável técnica: Aline Resende (Coordenadora do Serviço de Psicologia da DPSS)
Produzido por: Gabriela Radaelli (Estagiária de Psicologia da DPSS)
Fonte: Revista Superinteressante

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 27 de Novembro de 2020
Quinta, 26 de Novembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)