Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O que é o estresse e como torná-lo seu aliado?

Polícia Civil do Estado de Goiás

Redação - 30 de outubro de 2020 - 18:00

O que é o estresse e como torná-lo seu aliado?

Todos os dias, nos deparamos com problemas que nos deixam irritados e logo falamos que estamos estressados, mas você sabe de fato o que é o estresse? O estresse é uma resposta biológica em situações de enfrentamento de adversidades, é uma solução que coloca o corpo em estado de “luta ou fuga” através da liberação de substâncias químicas como a adrenalina e o cortisol (hormônio de controle do estresse).

Isso significa que, quando encaramos uma situação aversiva, o nosso corpo fica em alerta para as possíveis consequências. Assim ficamos mais ágeis e atentos com o que nos cerca. Porém, em excesso, essas reações podem sobrecarregar nosso organismo e serem prejudiciais para a saúde tanto física quanto psicológica. Problemas cardíacos, dores no corpo e de cabeça, exaustão mental, insônia e baixa na imunidade são alguns dos efeitos negativos do estresse intenso e frequente.

A dose de adrenalina e cortisol no organismo pode ser benéfica quando moderada e justificada, pois o aumento da circulação sanguínea favorece o corpo com uma energia “extra”. Dessa maneira, estressados ficamos mais fortes fisicamente e mais focados e atentos aos estímulos. Compreender os benefícios dessas reações químicas altera a nossa relação com o estresse e, consequentemente, nossas respostas cognitivas e emocionais diante das adversidades, nos tornando mais produtivos e no controle de nossos sentimentos e ações.

Para o “bom uso” do estresse, é recomendado dosar os níveis de estresse e evitar a sobrecarga do organismo. A prevenção para o estresse crônico é conciliar os cuidados com a saúde física e mental, com os aspectos sociais da vida que apresentam possíveis estressores como o trabalho e o convívio familiar, por exemplo. Se você perceber constância de altos níveis de estresse, procure ajuda especializada e previna o adoecimento.

Responsável técnica: Aline Resende (Coordenadora do Serviço de Psicologia da DPSS)
Produzido por: Gabriela Radaelli (Estagiária de Psicologia da DPSS)
Fonte: Revista Superinteressante

SIGA-NOS NO Google News