Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/07/2017 11:00

O que é maltodextrina?

Natue

A maltodextrina (também conhecida como malto dextrin e malto) é um carboidrato complexo que mantém os níveis de energia constantes durante a atividade física e melhora a recuperação muscular após os exercícios, por isso é muito utilizada por frequentadores de academia.

O consumo de malto é importante para reduzir a sensação de fadiga durante o treino, uma vez que preserva os estoques naturais de glicose nos músculos.

É importante lembrar que o carboidrato é a principal fonte de energia do nosso organismo. Sendo assim, ao treinarmos, se nosso corpo não encontrar carboidratos, ele irá utilizar as proteínas presentes nos músculos como fonte de energia, causando perda de massa magra (massa muscular).

Maltodextrina engorda?

O objetivo da suplementação com maltodextrina é fornecer energia durante o exercício. Entretanto, se consumirmos uma quantidade de malto superior àquela que necessitamos, ou seja, se nosso corpo não utilizar durante o exercício toda a quantidade de carboidratos que ingerimos, podemos ganhar peso. O ideal é consumir malto de acordo com o tipo, o tempo e a intensidade do treino.

Maltodextrina faz mal?

Se utilizada fora da nutrição esportiva (no pré ou pós-treino) e sem o acompanhamento médico/nutricional, a maltodextrina pode fazer mal. Isso porque tem alto índice glicêmico, o que significa que eleva rapidamente os níveis de açúcar do sangue (glicemia), então, pode favorecer o aumento da glicemia e o ganho de peso. Mas utilizada como suplemento esportivo, desde que adaptada aos seus objetivos e com recomendação de um nutricionista, não faz mal! Apesar de ser considerada um “carboidrato complexo”, a maltodextrina possui uma cadeia de hidrogênio curta, com ligações fáceis de serem quebradas, e isso faz com que sua digestão e absorção sejam rápidas, com ação semelhante à dextrose, apenas um pouco mais lenta. A diferença principal entre elas é que a dextrose, sendo um carboidrato simples, aumenta rapidamente o nível de insulina, o que após certo tempo provoca uma queda brusca da glicemia (o que pode gerar mal estar). A maltodextrina, por sua vez, não causa essa queda brusca.

A quantidade e o horário ideais para consumir maltodextrina dependem das necessidades nutricionais e do objetivo de cada pessoa, por isso é indicado ingeri-la com a orientação de um nutricionista. A malto é uma boa opção para consumir depois do treino, juntamente com um alimento ou suplemento fonte de proteínas (como whey protein, albumina ou caseína), já que possui alto índice glicêmico e é absorvida de forma mais rápida pelo nosso organismo, ajudando na recuperação muscular. Mas também pode ser consumida no pré-treino, desde que na quantidade adequada. Por isso a orientação de um profissional é essencial.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)