Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O que é impotência sexual ou disfunção erétil?

Abc Med - 14 de maio de 2016 - 14:00

Impotência sexual, atualmente chamada disfunção erétil, é a incapacidade de manter ereto o pênis pelo tempo necessário para manter uma relação sexual satisfatória. Ela não deve ser confundida com a falta de interesse sexual e com a dificuldade de ejaculação ou de atingir o orgasmo.

Embora seja mais comum em homens mais velhos, pode ocorrer em qualquer idade. É comum que haja dificuldades esporádicas e transitórias de ereção que não caracterizam impotência e não devem ser motivos de preocupação porque, assim, esporadicamente, acontece a muitos homens.

Como ocorre a ereção?

O pênis é formado por três estruturas que lembram cilindros. Dois deles esponjosos, denominados corpos cavernosos, e um outro cilindro denominado corpo esponjoso, onde passa a uretra (canal onde sai a urina). Durante a excitação sexual, impulsos nervosos relaxam a musculatura do pênis e fazem aumentar o fluxo sanguíneo para os corpos cavernosos, aumentando seu tamanho e tornando-os retesados. Desse modo, os corpos cavernosos fazem aumentar o tamanho do pênis produzindo, ao mesmo tempo, um enrijecimento do órgão. Após a ejaculação ou quando cessa a excitação sexual, o sangue é novamente drenado para fora do tecido esponjoso e o pênis volta ao seu tamanho e forma originais.

Quais são as causas da disfunção erétil?

Causas físicas

Cirurgias no intestino grosso, reto ou próstata e aplicações de radioterapia na área pélvica podem danificar os nervos e os vasos sanguíneos penianos e causar problemas de disfunção erétil.

A arteriosclerose, o derrame cerebral, o fumo, a hipertensão arterial, problemas cardíacos e colesterol elevado são fatores que afetam a entrada e a saída do fluxo de sangue do pênis.

Problemas neurológicos: lesão da medula espinhal, esclerose múltipla e degeneração dos nervos, derivados do diabetes mellitus ou do excesso de álcool.

O diabetes pode causar lesão dos nervos e dos vasos sanguíneos que levam o fluxo sanguíneo ao pênis, dificultando ou mesmo impedindo a ereção.

Certas doenças crônicas podem levar a transtornos da ereção. Consulte o seu médico e pergunte-lhe se, no seu caso, esse problema pode afetar a sua saúde sexual.

Níveis baixos de alguns hormônios também podem causar dificuldades de ereção.

Alguns medicamentos geram efeitos secundários que podem resultar em impotência. Pergunte ao seu médico se isso pode acontecer em seu caso e quais as possíveis alternativas para solucionar o(s) problema(s). De modo geral esses efeitos são reversíveis com a interrupção da medicação ou com a diminuição das doses.

Causas psicológicas

Acredita-se que a incidência de causas psicológicas se dê apenas em 10% dos casos. É fato que o estado psíquico desempenha um papel fundamental na ereção peniana. A disfunção de causa psicológica geralmente deve-se a nervosismo, ansiedade ou medo de falhar durante a relação sexual. Estes fatores produzem uma descarga de adrenalina que causa diminuição do fluxo sanguíneo no pênis, provocando dificuldade na ereção. Outros fatores psicológicos são consequentes à depressão, à ansiedade, ao stress e à fadiga.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico de disfunção erétil é eminentemente clínico. Deve-se investigar a história clínica do paciente em busca de alguma doença ou uso de medicamento que possam estar levando ou contribuindo para a dificuldade de ereção. Contudo, alguns exames e testes laboratoriais podem ajudar nessa investigação. O estado psicológico do paciente e sua reação ao problema também devem ser investigados.

Como é o tratamento?

O tratamento da disfunção erétil tem progredido muito nos últimos anos. Para casos bem definidos existem atualmente opções terapêuticas que vão desde o uso de medicamentos, dispositivos mecânicos e cirurgias, escolhidas de acordo com as causas e a natureza do problema.

No caso de causas eminentemente psicológicas está indicada uma psicoterapia.

SIGA-NOS NO Google News