Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O que é esta bolinha vermelha na pálpebra do bebê?

BabyCenter Brasil - 19 de junho de 2016 - 09:00

A bolinha pode ser um terçol, que é a infecção, causada pela bactéria Staphylococcus aureus, de uma minúscula glândula do olho. A infecção forma essa bolinha avermelhada e com pus por dentro, deixando a área afetada mais sensível. dolorida e inchada.

Muitas vezes, nota-se ainda uma secreção amarelada ou branca, e o olho pode ficar cheio de casquinhas ao redor.

Terçóis não são perigosos, mas provocam incômodo e devem ser tratados o quanto antes, para evitar que virem uma infecção mais séria e dolorida.

Como se trata o terçol?
A maioria dos terçóis abre e se esvazia por conta própria em questão de dias. O que você pode fazer para apressar o processo é aplicar compressas de água filtrada morna no olho afetado. Use gaze ou um paninho de boca limpo.

Procure deixar a compressa na região por alguns minutos. Aplique o mesmo método de três a quatro vezes ao dia. Se o bebê reclamar muito, experimente colocar a compressa quando ele estiver dormindo ou mamando.

O calor vai ajudar a puxar o pus para a superfície do terçol e rompê-lo, fazendo com que a secreção saia mais depressa.

Nunca aperte ou tente estourar um terçol, porque, além da dor, poderá infeccionar mais ainda.

Uma vez que o terçol comece a abrir, limpe o olho do bebê com um paninho ou gaze umedecidos na água filtrada, para que o pus não se espalhe e infecte outras áreas. O inchaço deve sumir em até uma semana.

Nunca utilize o mesmo paninho ou gaze nos dois olhos do bebê, já que a bactéria pode se espalhar de um lado para o outro. E lembre de lavar bem as suas mãos depois de limpá-lo, para não correr o risco de se infectar. Lave as mãozinhas do bebê também.

Se o seu filho frequenta a escola ou creche, ele não precisa deixar de ir só por causa do terçol, ao contrário do que normalmente acontece em caso de conjuntivite. Faça o tratamento de limpeza e compressa dos olhos antes de ele sair e depois que voltar. Peça para as berçaristas lavarem bastante as mãos do bebê durante o dia.

Preciso procurar um médico?
Caso a criança tenha menos que 3 meses de idade, é recomendável sim levar ao médico o quanto antes. Se ela tiver mais que 4 meses, procure ajuda médica se aparecer febre e dor, toda a pálpebra estiver vermelha e inchada ou se tanto a parte de cima como de baixo do olho parecerem afetadas. Isso pode ser sinal de uma condição muito grave dos olhos chamada celulite periorbital.

Converse também com o pediatra se o terçol não estiver melhor depois de uma semana de uso das compressas mornas, se mais de um terçol aparecer ao mesmo tempo, ou se ainda um novo terçol surgir logo após o primeiro ter melhorado.

Às vezes é necessário o uso de pomadas antibióticas para tratar de terçol.

Em casos raríssimos, é necessário procurar um oftalmologista pediátrico para abrir e drenar o terçol.

Existe algum jeito de impedir o terçol?
Infelizmente, não há muito o que fazer para prevenir terçóis. As crianças costumam ter mais terçol que os adultos, e algumas delas são mais suscetíveis a este tipo de infecção bacteriana nos olhos.

SIGA-NOS NO Google News