Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/12/2017 11:00

O que é e como prevenir a Tríade da mulher atleta

Gazeta Esportiva

 

Um quadro muito comum em mulheres com nível de treinamento elevado é a Tríade da mulher atleta, uma síndrome composta por distúrbios alimentares, entre os quais a anorexia nervosa e a bulimia. Também compõe a síndrome eventos como a amenorreia primária (retardo da menarca – menstruação) e a amenorreia secundária (ausência de três ou mais ciclos menstruais após a menarca), além de casos de osteoporose precoce devido à redução na produção de hormônios ovarianos, e hipoestrogenemia, em decorrência de uma amenorreia hipotalâmica.

Com a massificação dos corpos “sarados” via mídias sociais, cada vez mais, mulheres comuns se espelham nas rotinas de treinamentos altamente extenuantes para tentar adquirir o corpo esbelto, com baixo nível de percentual de gordura e músculos aparentes. Há que se tomar muito cuidado com essa corrida pelo corpo perfeito.

Prefira a prescrição e acompanhamento de treino feito por quem estudou para isso, os profissionais de Educação Física. Para esses, aliás, é preciso bom senso para não cometer excessos que possam prejudicar seus alunos. O mesmo deve valer para os profissionais de nutrição, que também tenham bom senso e não sigam modinhas, essas muitas vezes passageiras. O acompanhamento médico é igualmente importante para nortear os níveis hormonais e para exames de rotina.

Os componentes da Tríade estão inter-relacionados e não ocorrem apenas em atletas. Estão presentes também em mulheres que realizam uma série de atividades físicas ao longo do dia e semanas. Os efeitos são queda no desempenho físico, maior cansaço no dia a dia, fraqueza muscular, desânimo e depressão. Há, ainda, aumento da morbidade clínica e psicológica, assim como um aumento da mortalidade.

Fique alerta

Cuidado com a redução da massa corporal ou percentual de gordura excessiva, pois tais reduções podem estimular a prática alimentar inadequada e favorecer um quadro de desnutrição. A redução de massa corporal rápida também pode levar a perda de massa muscular, fato este nada interessante para o desempenho físico, assim como para a manutenção da perda de gordura corporal.

A prevenção da Tríade pode ser feita seguindo uma rotina de treinamento periodizado e ajustado a cada necessidade e pessoa, bem como a alimentação deve estar ajustada as rotinas de treinamento. Saúde é coisa séria, não brinque com a sua.

Adilson Reis Filho - Graduado em Educação Física; pós-graduado em Fisiologia do Exercício, em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais, e em Envelhecimento e Saúde; e mestre em Biociências.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)