Cassilândia, Sexta-feira, 22 de Junho de 2018

Últimas Notícias

01/12/2017 11:00

O que é e como prevenir a Tríade da mulher atleta

Gazeta Esportiva

 

Um quadro muito comum em mulheres com nível de treinamento elevado é a Tríade da mulher atleta, uma síndrome composta por distúrbios alimentares, entre os quais a anorexia nervosa e a bulimia. Também compõe a síndrome eventos como a amenorreia primária (retardo da menarca – menstruação) e a amenorreia secundária (ausência de três ou mais ciclos menstruais após a menarca), além de casos de osteoporose precoce devido à redução na produção de hormônios ovarianos, e hipoestrogenemia, em decorrência de uma amenorreia hipotalâmica.

Com a massificação dos corpos “sarados” via mídias sociais, cada vez mais, mulheres comuns se espelham nas rotinas de treinamentos altamente extenuantes para tentar adquirir o corpo esbelto, com baixo nível de percentual de gordura e músculos aparentes. Há que se tomar muito cuidado com essa corrida pelo corpo perfeito.

Prefira a prescrição e acompanhamento de treino feito por quem estudou para isso, os profissionais de Educação Física. Para esses, aliás, é preciso bom senso para não cometer excessos que possam prejudicar seus alunos. O mesmo deve valer para os profissionais de nutrição, que também tenham bom senso e não sigam modinhas, essas muitas vezes passageiras. O acompanhamento médico é igualmente importante para nortear os níveis hormonais e para exames de rotina.

Os componentes da Tríade estão inter-relacionados e não ocorrem apenas em atletas. Estão presentes também em mulheres que realizam uma série de atividades físicas ao longo do dia e semanas. Os efeitos são queda no desempenho físico, maior cansaço no dia a dia, fraqueza muscular, desânimo e depressão. Há, ainda, aumento da morbidade clínica e psicológica, assim como um aumento da mortalidade.

Fique alerta

Cuidado com a redução da massa corporal ou percentual de gordura excessiva, pois tais reduções podem estimular a prática alimentar inadequada e favorecer um quadro de desnutrição. A redução de massa corporal rápida também pode levar a perda de massa muscular, fato este nada interessante para o desempenho físico, assim como para a manutenção da perda de gordura corporal.

A prevenção da Tríade pode ser feita seguindo uma rotina de treinamento periodizado e ajustado a cada necessidade e pessoa, bem como a alimentação deve estar ajustada as rotinas de treinamento. Saúde é coisa séria, não brinque com a sua.

Adilson Reis Filho - Graduado em Educação Física; pós-graduado em Fisiologia do Exercício, em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais, e em Envelhecimento e Saúde; e mestre em Biociências.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 22 de Junho de 2018
Quinta, 21 de Junho de 2018
09:00
Santo do dia
06:44
Cassilândia
Quarta, 20 de Junho de 2018
13:00
História das Copas do Mundo
10:00
Receita do dia
09:53
Aparecida do Taboado
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)