Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O que é a taxa Selic e a sua importância

Agência Brasil - 20 de agosto de 2003 - 14:40

O que é a Selic

O Sistema Especial de Liquidação e Custódia de Títulos Públicos - Selic - foi criado em 1980 pelo Banco Central e pela Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto (Andima). Ele é um sistema informatizado que serve para tornar mais segura as negociações diárias dos títulos públicos. Somente as instituições credenciadas têm acesso. Com o tempo essa sigla (Selic) passou a caracterizar também a taxa básica de juros da economia.

Importância

Ela baliza os juros cobrados no crediário e em todas as modalidades de crédito disponíveis no mercado, pois é utilizada pelos bancos na hora de tomar recursos emprestados em operações feitas entre as instituições.
O governo também sente os efeitos de alterações na taxa básica de juros, porque ela regula os preços pelos quais o Banco Central compra e vende os títulos públicos federais. Ou seja, quando há redução da taxa, o governo economiza já que o juros que o governo paga ficam mais baratos. Assim, sobra dinheiro para outros gastos, que não o acerto de dívidas.

SIGA-NOS NO Google News