Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: o que é a insuficiência cardíaca?

Mundo Fitness

Educação Física - 26 de maio de 2023 - 11:00

Mundo Fitness: o que é a insuficiência cardíaca?

Apesar do nome, insuficiência cardíaca não significa que o coração falhou completamente. Em vez disso, significa que o coração não está bombeando de forma eficiente o suficiente de sangue para atender a necessidade do corpo.

Quando isso acontece a primeira resposta do seu corpo é aumentar a quantidade de hormônios estimulantes em seu sangue. Os hormônios do estresse vão subir e farão o papel de estimular o coração a bater mais rápido e mais forte. Os vasos sanguíneos vão responder a esses hormônios e vão se estreitar, isso tudo em um esforço para manter a pressão arterial estável e constante. Isso mantém o fluxo de sangue para o coração e para o seu cérebro. O sistema fisiológico irá começar a reter mais sódio e por consequência mais líquidos, numa tentativa de aumentar o volume de sangue na circulação.

Pensando em curto prazo essas correções fisiológicas vão permitir que o coração entregue um nível quase que normal de sangue para os tecidos.

Mas se o problema não for passageiro, essas adequações compensatórias vão sobrecarregar ainda mais o corção, e gerar um problema cada vez maior.

A insuficiência cardíaca faz com que dois grandes problemas apareçam:

(1) os tecidos e órgãos não recebem oxigênio suficiente;

(2) o fluido se acumula nos pulmões e tecidos.

Essas duas grandes consequências é que geram os sintomas da insuficiência cardíaca. A falta de oxigênio, por exemplo, pode levar à fadiga e confusão mental, enquanto a acumulação de líquido pode causar ganho de massa corporal, inchaço nos pés e tornozelos. Um profissional da saúde que não esteja familiarizado com o conjunto de sinais pode não associá-los ao problema principal. E ela pode passar desapercebida em muitos dos sujeitos. A grande maioria dos sujeitos pode pensar os sintomas como estando fora de forma ou ficando velhos, de maneira errada é claro.

O que torna a identificação da insuficiência cardíaca ainda mais complicada é o fato de que esses sintomas podem ir e vir durante o curso da doença. Para ficarmos mais atentos a ela vou passar algumas dicas.

Em primeiro lugar, a insuficiência cardíaca geralmente afeta apenas um dos lados do coração. O lado do coração, onde ela começa, influencia os primeiros sintomas:

A) Quando a insuficiência cardíaca afeta, principalmente, o lado esquerdo do coração, o sangue faz um retorno maior para os pulmões, causando falta de ar e tosse.

B) Quando, principalmente, o lado direito é afetado, o sangue vai mais para as veias e acumula-se nos tecidos corporais, muitas vezes promovendo o inchaço de membros inferiores.

A insuficiência cardíaca afeta muita gente no mundo todo, e, geralmente, as pessoas com mais de 40 anos de idade têm cerca de uma chance em cinco de desenvolver algum grau de IC ao longo da vida. No passado, as pessoas com insuficiência cardíaca tendiam a viver uma média de cinco anos após o diagnóstico. Mas os avanços rápidos do diagnóstico e no tratamento, tem feito com que muitas pessoas com essa doença possam aproveitar mais tempo a vida.

Se você conhece alguém que esteja com esses sintomas aconselhe a procurar um cardiologista. O diagnóstico precoce pode salvar a vida dele e tornar o tratamento mais efetivo. Se não for nada de mais ele terá uma semana ótima ao saber que está com um coração em perfeitas condições de saúde.

(Fonte: Prof. André Lopes, Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e fundador do Pro Fit Box).

SIGA-NOS NO Google News