Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/07/2016 11:00

O que é a insuficiência cardíaca?

Educação Física

 

Apesar do nome, insuficiência cardíaca não significa que o coração falhou completamente. Em vez disso, significa que o coração não está bombeando de forma eficiente o suficiente de sangue para atender a necessidade do corpo.

Quando isso acontece a primeira resposta do seu corpo é aumentar a quantidade de hormônios estimulantes em seu sangue. Os hormônios do estresse vão subir e farão o papel de estimular o coração a bater mais rápido e mais forte. Os vasos sanguíneos vão responder a esses hormônios e vão se estreitar, isso tudo em um esforço para manter a pressão arterial estável e constante. Isso mantém o fluxo de sangue para o coração e para o seu cérebro. O sistema fisiológico irá começar a reter mais sódio e por consequência mais líquidos, numa tentativa de aumentar o volume de sangue na circulação.

Pensando em curto prazo essas correções fisiológicas vão permitir que o coração entregue um nível quase que normal de sangue para os tecidos.

Mas se o problema não for passageiro, essas adequações compensatórias vão sobrecarregar ainda mais o corção, e gerar um problema cada vez maior.

A insuficiência cardíaca faz com que dois grandes problemas apareçam:

(1) os tecidos e órgãos não recebem oxigênio suficiente;

(2) o fluido se acumula nos pulmões e tecidos.

Essas duas grandes consequências é que geram os sintomas da insuficiência cardíaca. A falta de oxigênio, por exemplo, pode levar à fadiga e confusão mental, enquanto a acumulação de líquido pode causar ganho de massa corporal, inchaço nos pés e tornozelos. Um profissional da saúde que não esteja familiarizado com o conjunto de sinais pode não associá-los ao problema principal. E ela pode passar desapercebida em muitos dos sujeitos. A grande maioria dos sujeitos pode pensar os sintomas como estando fora de forma ou ficando velhos, de maneira errada é claro.

O que torna a identificação da insuficiência cardíaca ainda mais complicada é o fato de que esses sintomas podem ir e vir durante o curso da doença. Para ficarmos mais atentos a ela vou passar algumas dicas.

Em primeiro lugar, a insuficiência cardíaca geralmente afeta apenas um dos lados do coração. O lado do coração, onde ela começa, influencia os primeiros sintomas:

A) Quando a insuficiência cardíaca afeta, principalmente, o lado esquerdo do coração, o sangue faz um retorno maior para os pulmões, causando falta de ar e tosse.

B) Quando, principalmente, o lado direito é afetado, o sangue vai mais para as veias e acumula-se nos tecidos corporais, muitas vezes promovendo o inchaço de membros inferiores.

A insuficiência cardíaca afeta muita gente no mundo todo, e, geralmente, as pessoas com mais de 40 anos de idade têm cerca de uma chance em cinco de desenvolver algum grau de IC ao longo da vida. No passado, as pessoas com insuficiência cardíaca tendiam a viver uma média de cinco anos após o diagnóstico. Mas os avanços rápidos do diagnóstico e no tratamento, tem feito com que muitas pessoas com essa doença possam aproveitar mais tempo a vida.

Se você conhece alguém que esteja com esses sintomas aconselhe a procurar um cardiologista. O diagnóstico precoce pode salvar a vida dele e tornar o tratamento mais efetivo. Se não for nada de mais ele terá uma semana ótima ao saber que está com um coração em perfeitas condições de saúde.

(Fonte: Prof. André Lopes, Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e fundador do Pro Fit Box).

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)